Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 10 > Campus São João del-Rei promove oficina sobre violência contra jovens mulheres

Campus São João del-Rei promove oficina sobre violência contra jovens mulheres

Projeto de Ensino - Ações Afirmativas promove a Oficina “O Mapa da Violência contra Jovens Mulheres Pretas e Pardas” com Marjorie Chaves

O Projeto de Ensino - Ações Afirmativas “Jovens Mulheres Negras: Despertar na Pandemia contra o Feminicídio” do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei promove no dia 26 de outubro às 19 h, a primeira Oficina intitulada “O Mapa da Violência contra Jovens Mulheres Pretas e Pardas” com a participação de Marjorie Chaves.

O projeto é coordenado pela Professora Alessandra Fernandes e tem por objetivo ampliar o espaço de discussão e enfrentamento da violência contra jovens mulheres negras e a questão do genocídio da juventude negra de forma a sair da invisibilidade e preparar as jovens negras para se empoderarem nesse processo de construção de sua cidadania. O projeto conta ainda com a participação de estudantes e outros servidores como a bolsista Janaína Nasare da Silva e os servidores:  Carla F. Gouvêa Lopes (docente), Bernadete Malta Barroso, Igor Cerri e Juliana Rodrigues (técnicos-administrativos).

A proposta é desenvolvida por meio de oficinas com discussões em grupos de jovens pretas e pardas, alunas dos cursos do Campus São João del-Rei, e está aberto também a participação de todas as jovens mulheres de São João del-Rei e ainda mulheres de todo o IF Sudeste MG.

Segundo a coordenadora, Professora Alessandra, “ao se desenvolver oficinas para jovens mulheres negras e pardas, espera-se que essas mulheres compreendam melhor que as questões da violência contra a mulher negra na sociedade brasileira sinalizam um fenômeno social, resultado de vários condicionamentos. E que a partir das oficinas, elas estejam mais preparadas e empoderadas para lidar com essa questão, dando voz às suas causas, que são de todas nós mulheres”, afirma.

Sobre a palestrante

Marjorie Chaves é doutoranda em Política Social e mestra em História pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada em História pela União Pioneira de Integração Social, com formação interdisciplinar em Educação Popular em Saúde. É coordenadora do Observatório da Saúde da População Negra (Pop Negra), vinculado ao Núcleo de Estudos de Saúde Pública (Nesp/ Ceam-UnB) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/Ceam-UnB) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero (Geppherg/FE-UnB).

Exerceu o cargo de Coordenadora de Políticas de Promoção e Proteção da Igualdade Racial, da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial (SUBDHIR), da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (SEJUS). Também foi Secretária Nacional Substituta de Políticas de Ações Afirmativas e Diretora de Programa na Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas (SPAA) da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) no Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.

É filiada à Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e tem experiência nos campos dos estudos feministas e de gênero, dos movimentos contemporâneos de mulheres negras e da epistemologia feminista negra. Atua e pesquisa nas áreas de saúde da população negra; raça e direito à cidade; e mundo do trabalho e a questão racial, especialmente as abordagens sobre reprodução social. É professora na Plataforma Feminismos Plurais e das disciplinas Cultura, Poder e Relações Raciais, Teoria Política Feminista e Questão Racial, Cultura e Políticas Públicas na UnB.

Confira:

“O Mapa da Violência contra Jovens Mulheres Negras e Pardas”

Data: 26 de outubro

Hora: 19 horas

Transmissão da Oficina: Google meet (link: meet.google.com/zoc-wxhw-xsd )