Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 10 > Ciclo de formação do NEABI discute racismo e sexismo no Brasil

Ciclo de formação do NEABI discute racismo e sexismo no Brasil

Encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 22 de outubro, com início às 15 horas

Dando continuidade às atividades do Ciclo de Formação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus São João del-Rei, acontece, nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, o segundo de uma série de quatro encontros. A iniciativa integra as ações do projeto de extensão "As Carolinas de 2021: vivências interseccionais de gênero, raça e classe no Brasil pandêmico", desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX) do IF Sudeste MG. Sob coordenação da Prof.ª Priscila Sant’Anna, da Prof.ª Janaina Maia e do técnico-administrativo Igor Cerri, o projeto conta com a parceria do Coletivo Severinas, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que atua na perspectiva das discussões sobre feminismo, negritude e lutas de classes.

Nesta edição, a convite do Coletivo Severinas, o Ciclo de Formação recebe a Prof.ª Isabela Saraiva de Queiroz (UFSJ) para um diálogo sobre “Racismo e sexismo no Brasil”. Para a Prof.ª Janaina Maia, uma das coordenadoras do projeto, “embora já tenhamos conseguido alguns avanços, ainda percebemos que o racismo é estrutural e estruturante no Brasil. Discutir e ampliar os conhecimentos sobre o assunto promove crescimento e aprendizagem”. Em formato remoto, a atividade terá início às 15 horas, com transmissão via Google Meet. Todas e todos estão convidados.

No último dia 09 de setembro, o Prof. Ricardo Dias Castro abriu o Ciclo de Formação com uma discussão sobre as relações raciais no Brasil. O professor contextualizou o tema historicamente e debateu os impactos da formação da sociedade brasileira para as relações raciais no país hoje. A atividade contou com a participação de membros do NEABI do Campus São João del-Rei e de outros campi do IF Sudeste MG, além de estudantes, pesquisadoras e pesquisadores e demais interessados.

Sobre a convidada

Isabela Saraiva de Queiroz possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É docente do Departamento de Psicologia (DPSIC) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça e Direitos Humanos (NEGAH) da mesma universidade. Atua na área de psicologia social, especialmente com temáticas relacionadas aos direitos humanos, uso de drogas, relações de gênero e étnico-raciais. Foi editora associada da Revista Psicologia e Práticas Psicossociais (2017-2021) e Conselheira Suplente do XVIII Plenário (Gestão 2019-2021) do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Atualmente é membro do GT Psicologia, Política e Sexualidades da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia).

Confira:

2º encontro do Ciclo de Formação do NEABI
Tema: Racismo e sexismo no Brasil
Convidada: Prof.ª Isabela Saraiva de Queiroz (UFSJ)
Data: 22/10/2021 (sexta-feira)
Link: http://meet.google.com/doz-mhbe-wmt