Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 10 > Trabalho de pesquisa é escolhido com o melhor em Congresso de Farmácia e Bioquímica

15º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais premia aluno do Campus e professor da instituição que participaram de pesquisa sobre custo do fármaco omeprazol

Artigo escrito em coautoria com aluno do Campus é escolhido como o melhor trabalho do 15º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais. Renan Diniz Ferreira, autor principal, é aluno do curso do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei: Pós-graduação em Qualidade de Vida nas Organizações e farmacêutico. Participaram também da pesquisa Fernanda da Matta e Sousa, Magali Micheli Ferreira, Tamara Ribeiro Longatti, assim como o professor da instituição, Leandro Eduardo Vieira Barros, que orientou o trabalho.

O texto foi intitulado: "Aspectos farmacoecônomicos e análise do consumo de omeprazol por via endovenosa ou oral em um hospital do interior de minas gerais e seu uso racional". Em síntese, o trabalho discute os custos do uso do omeprazol, comparando o valor em ampolas e em cápsulas. Segundo um dos autores, o Renan Ferreira: “o farmacêutico pode promover o uso racional e correto do omeprazol por via endovenosa e por via oral contribuindo para o sucesso da terapia medicamentosa e diminuição dos custos”, pondera.

Com o resultado da pesquisa verificou-se que cada ampola do fármaco (a ser aplicada por via venosa) foi comprada no período de janeiro a junho de 2021 por uma média de R$29,91, valor quase 120 vezes maior do pago na cápsula do medicamento (via oral). A administração do omeprazol por via oral mostrou-se mais custo-efetiva.

Renan aponta que o objetivo é “reduzir custos sem implicar prejuízos na terapia medicamentosa dos pacientes, visto que muitas casas de saúde funcionam com verbas públicas, muitas vezes escassas”. Também de acordo com o aluno do Campus, foi implantado um monitoramento que continua sendo feito. “Conversei com o Professor Leandro sobre como poderíamos usar esses dados e correlacionar com a farmacoeconomia de forma a produzir os melhores resultados para o paciente, assim surgiu a ideia da pesquisa” afirma.

O “Brazilian Journal of Health and Pharmacy”, periódico em que foi publicado o texto é de responsabilidade do Conselho Regional de Farmácia de MG, e tem como objetivo incentivar e divulgar trabalhos científicos da área da saúde e biológicas. “Como nosso trabalho foi laureado com a primeira colocação no Congresso será publicado em sua íntegra” comemora Renan.