Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 11 > 3° Encontro do ciclo de formação do NEABI aborda relações raciais e Educação no Brasil

Extensão

Atividade ocorrerá nessa sexta-feira, dia 26 de novembro, a partir das 15 horas

Acontece nessa sexta-feira, dia 26 de novembro, a partir das 15 horas, o terceiro encontro do Ciclo de Formação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei. A atividade dá sequência a uma série de quatro encontros que integram as ações do projeto de extensão "As Carolinas de 2021: vivências interseccionais de gênero, raça e classe no Brasil pandêmico", desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX) do IF Sudeste MG.

Sob coordenação da Prof.ª Priscila Sant’Anna, da Prof.ª Janaina Maia e do técnico-administrativo Igor Cerri, o projeto conta com a parceria do Coletivo Severinas, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), que atua na perspectiva das discussões sobre feminismo, negritude e lutas de classes.

Nesta edição, o Ciclo de Formação recebe a Professora Marielle Costa Silva, convidada do Coletivo Severinas, para um diálogo sobre “Relações raciais e Educação no Brasil”. Para a Prof.ª Priscila Sant’Anna, uma das coordenadoras do projeto, é fundamental debatermos esse tema “porque vivemos em um país racista em que as pessoas morrem e têm menos direitos por conta de sua cor”. Em formato remoto, a atividade será transmitida via Google Meet. Todas e todos estão convidados.

Sobre a convidada

Marielle Costa Silva é mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), na linha de pesquisa “Instituições, Saúde e Sociedade”. Foi bolsista de Mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE), é professora no Centro Universitário UNIFACIG, lecionando disciplinas nos curso de Psicologia e de licenciatura.

Atua, ainda, como supervisora de estágios em Psicologia Escolar e Educacional na Faculdade Pitágoras de Ipatinga. Se interessa pelas seguintes temáticas: relações raciais; educação e escola; diversidade e inclusão; deficiências e educação inclusiva; intervenção psicossocial; ética profissional; infâncias e juventudes.

Confira:

3º encontro do Ciclo de Formação do NEABI

Tema: Relações raciais e Educação no Brasil

Convidada: Prof.ª Marielle Costa Silva

Data: 26/11/2021 (sexta-feira)

Link: http://meet.google.com/pcq-zegr-top

Veja o que rolou no 2° Ciclo

No último dia 22 de outubro, a Professora Isabela Saraiva de Queiroz (UFSJ) participou do Ciclo de Formação com uma discussão sobre racismo e sexismo no Brasil. Em sua fala, a palestrante contextualizou o tema historicamente do racismo e sexismo e debateu os impactos desses fenômenos sociais na formação da sociedade brasileira e a influência que mantém, até hoje, no modo como se dão as relações raciais no país.

A atividade contou com a participação de membros do NEABI do Campus São João del-Rei e de outros campi do IF Sudeste MG, além de estudantes, pesquisadoras e pesquisadores e demais interessados.