Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 11 > Campus São João del-Rei promove oficina sobre afro empreendedorismo

Campus São João del-Rei promove oficina sobre afro empreendedorismo

Projeto de Ensino - Ações Afirmativas promove a Oficina “Empreendedorismo e autonomia financeira da mulher negra” com Caio Vale e Juliana Rodrigues

O Projeto de Ensino - Ações Afirmativas “Jovens Mulheres Negras: Despertar na Pandemia contra o Feminicídio” do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei promove a terceira oficina de seu projeto no dia 23 de novembro, próxima terca-feira, às 19 h, com a Oficina intitulada “Empreendedorismo e autonomia financeira da mulher negra”.

Depois de abordarmos o racismo, sexismo e relatos de experiência sobre a violência contra as mulheres, em especial, a mulher negra, o projeto se voltará para a busca da autonimia financeira e o afro empreendedorismo como ferramentas de combate às situações de violência. A oficina será dividida entre o contador e professor do Uniptan, Caio Vale e a jornalista do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei,  Juliana Rodrigues.

Caio Vale tratará do tema: “Finanças Pessoais e Autonomia Financeira. Como começar seu negócio”. Caio Vale possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). É pós-graduado em Auditoria e Perícia cujo título fora conferido por esta mesma universidade, e Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes (2020). Lecionou na Escola Técnica de Comércio Tiradentes - CENEP disciplinas nos cursos de Administração e Contabilidade. Atualmente, é docente dos cursos de Ciências Contábeis e Administração do Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves - UNIPTAN.

Já Juliana Rodrigues abordará sobre tema: “Marketing Digital à favor do afro empreendedorismo”. Juliana é formada em Comunicação Social, Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG,2003). com Pós-graduação Especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF,2007) e Mestrado em Letras na linha de pesquisa Literatura e Memória Cultura na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ, 2014). Foi professora assistente dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Centro Universitário UNIFAMINAS em 2010 e 2011. Foi Coordenadora de Comunicação e Eventos do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais- Campus São João del-Rei por 10 anos. Atualmente, é presidente do Comitê de Comunicação Social e Marketing do IF Sudeste MG e possui projetos de extensão na área de Letramento Racial e Ações Afirmativas.

A oficina é on-line, gratuita e aberta a mulheres, em especial as pretas e pardas, alunas, servidoras do IF Sudeste MG ou da comunidade de São João del-Rei e região.

Confira:

“Empreendedorismo e autonomia financeira da mulher negra”

Data: 23 de novembro de 2021

Hora: 19 horas

Transmissão da Oficina: Google meet (link: meet.google.com/cbe-hdwo-fbj)

Sobre o Projeto de Ações Afirmativas

O projeto é coordenado pela Professora Alessandra Fernandes e tem por objetivo ampliar o espaço de discussão e enfrentamento da violência contra jovens mulheres negras e a questão do genocídio da juventude negra de forma a sair da invisibilidade e preparar as jovens negras para se empoderarem nesse processo de construção de sua cidadania. O projeto conta ainda com a participação de estudantes e outros servidores como a bolsista Janaína Nasare da Silva e os servidores:  Carla F. Gouvêa Lopes (docente), Bernadete Malta Barroso, Igor Cerri e Juliana Rodrigues (técnicos-administrativos).

A proposta é desenvolvida por meio de oficinas com discussões em grupos de jovens pretas e pardas, alunas dos cursos do Campus São João del-Rei, e está aberto também a participação de todas as jovens mulheres de São João del-Rei e ainda mulheres de todo o IF Sudeste MG.

Segundo a coordenadora, Professora Alessandra, “ao se desenvolver oficinas para jovens mulheres negras e pardas, espera-se que essas mulheres compreendam melhor que as questões da violência contra a mulher negra na sociedade brasileira sinalizam um fenômeno social, resultado de vários condicionamentos. E que a partir das oficinas, elas estejam mais preparadas e empoderadas para lidar com essa questão, dando voz às suas causas, que são de todas nós mulheres”, afirma.

Fonte foto da arte: https://exame.com/negocios/essas-5-mulheres-comandam-negocios-que-voce-deveria-conhecer/