Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 11 > Campus São João del-Rei soma forças e retoma parte das atividades presenciais
conteúdo

Ensino

Campus São João del-Rei soma forças e retoma parte das atividades presenciais

Proposta do Plano de Retomada no Campus sanjoanense do IF Sudeste MG foi aprovada em Conselho de Campus no dia 03 de novembro.
por Juliana Rodrigues publicado: 22/11/2021 13h39, última modificação: 22/11/2021 14h03

Alegria. Alívio e principalmente, esperança. Desde o dia 08 de novembro o curso Técnico em Enfermagem do IF Sudeste MG retornou às atividades presenciais no Campus São João del-Rei. De lá para cá somam-se os cliques nas redes sociais de alunos e professores celebrando o reencontro, ainda sob condições de cuidado e segurança.

O retorno de parte das atividades presenciais, disciplinas laboratoriais, foi possível após a aprovação do Plano de Retomada do IF Sudeste MG por meio da Resolução nº 44, de 20 de outubro de 2021, do Conselho Superior, que é o órgão máximo de consulta e deliberação do IF Sudeste MG. Em 03 de novembro foi a vez do Conselho de Campus do Campus São João del-Rei apresentar a proposta de retomada das atividades, sendo aprovada por seus membros.

A partir desta aprovação do Conselho de Campus, os servidores sanjoanenses somaram esforços as comissões locais do Projeto Reencontro, direção geral e sistêmicas e o colegiado dos cursos, como o curso Técnico em Enfermagem e puderam por em prática o retorno das atividades de práticas laboratoriais. Tudo acompanhado da adaptação na divisão dos alunos das turmas, da organização dos espaços físicos e o controle de acesso ao campus com o uso obrigatório de máscaras, por exemplo.

O início das atividades contou com o acolhimento da turma pelos professores e orientações gerais para o cumprimento das medidas de segurança para prevenção da transmissão do novo coronavírus e após iniciaram as atividades nos laboratórios acadêmicos:  Enfermagem e Anatomia.

“É com grande alegria que estamos iniciando as nossas atividades para os alunos do Curso Técnico em Enfermagem, seguindo todas as medidas de segurança e foi uma experiência renovadora", conta a Professora Eva Vilma Oliveira.

A coordenadora do curso, Professora Angélica Terra, enfatiza que "a formação dos alunos no curso Técnico em Enfermagem é essencialmente prática e todo movimento de retorno vem sendo analisado com cuidado por todo colegiado, juntamente com as comissões locais."

 

Comissões Locais do Reencontro

 

A Subcomissão Local de Cuidados com os Estudantes (C5) do Campus São João del-Rei vem trabalhando em diversas ações de acolhimento, apoio e orientação aos estudantes, com vistas a promover as condições de permanência e êxito no contexto de suspensão das atividades presenciais em função da situação de calamidade pública decorrente da pandemia de COVID-19.

Foram publicados editais emergenciais de Inclusão Digital, com repasse de recursos financeiros aos alunos em condição de vulnerabilidade socioeconômica para manutenção, aquisição de equipamentos de informática e contratação de serviço de internet. Tem sido realizado trabalho de apuração da frequência e da participação dos estudantes nas atividades do Ensino Remoto Emergencial (ERE), em parceria com os coordenadores de curso, com busca ativa dos estudantes infrequentes para investigação dos motivos e suporte ao retorno, com os encaminhamentos necessários. Foram promovidas oficinas de formação para a utilização das plataformas digitais de aprendizagem, além de oficinas sobre noções de informática básica para a realização das atividades online. O Setor de Psicologia e a equipe multidisciplinar vêm promovendo atendimentos individuais e em grupo com estudantes, familiares e docentes, para acolhimento das demandas e aconselhamento. 

Dada a retomada gradual das atividades presenciais, conforme plano aprovado pelo Conselho Superior da instituição, a Subcomissão tem se debruçado sobre os protocolos de biossegurança elaborados pelas instâncias competentes, com o intuito de promover a disseminação de informações entre os alunos. Ademais, têm sido planejadas ações de acolhimento aos estudantes que já retornaram às atividades presenciais, com intervenções pontuais que serão realizadas in loco.

“Acreditamos que essas ações vêm colaborando efetivamente para a manutenção e continuidade das atividades de ensino no Campus São João del-Rei, em condições de segurança e no combate à contaminação pela COVID-19”, ressalta Igor Cerri, coordenador do CGAE do Campus São João del-Rei e representante local da C5.

Já Subcomissão local de Cuidado com os Servidores (C2) , do Projeto Reencontro, que foi responsável por criar e atualizar o documento "Diretrizes para o Cuidado com os Servidores". Esse e-book está sendo amplamente divulgado junto ao Plano de Retomada, uma vez que possui diversas orientações sobre os comportamentos que devem ser adotados para manutenção da saúde e segurança de todos(as), além das ações a serem realizadas, caso identificado algum caso de suspeita ou confirmação de COVID-19 entre estudantes e/ou servidores em regime presencial.

 

A Comissão de Cuidado com os Servidores disponibiliza ainda, um Acolhimento em Saúde Mental, por meio de atendimento junto aos profissionais da Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CAS) da Reitoria, e uma roda de conversa com o título "Retorno ao trabalho presencial: um novo normal é possível?".

 

Apoio da Gestão

Com o apoio dos setores de Direção de Administração (DAP) e Direção de Desenvolvimento Institucional (DDI),os servidores que retornaram ao trabalho presencial foram informados sobre a disponibilidade dos materiais para higienização e proteção individual, como álcool em gel, máscara, tapete com água sanitária, entre outros, junto à Coordenação de Almoxarifado e Patrimônio, bem como sobre a necessidade de informar à chefia imediata qualquer dificuldade ou problema na realização das atividades presenciais.

 

“A retomada das atividades do cenário 2, que são as atividades práticas que não puderam ser ofertadas remotamente, é muito importante para os alunos, pois querem e precisam concluir o curso, além do maior convívio com o outro, a troca e o compartilhamento de experiências são essenciais para o desenvolvimento, individual e coletivo dos alunos” reforça a Diretora-Geral do Campus São João del-Rei, Professora Teresinha Magalhães.  

 

A diretora afirma que, neste sentido, há uma satisfação da equipe do Campus com o início de algumas atividades presenciais, “cientes de que a retomada será gradual e sempre atentos aos protocolos de biossegurança por que sabemos que a pandemia ainda está em curso e precisa ser feita com muito cuidado e atenção por parte da comunidade acadêmica envolvida”, conclui Professora Teresinha.

Conheça na íntegra nosso Plano de Retomada

Fotos: arquivo pessoal Angélica Terra

 

registrado em: