Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 11 > IF Sudeste MG realiza o V ERAS com foco no protagonismo dos estudantes e coletivos

Extensão

V Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS) divulga programação completa e já está com vagas abertas para sua programação

Na próxima semana, nos dias 09 e 10 de novembro - terça e quarta-feira,  acontecerá o V Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS). O tema em 2021 será: “Eles combinaram de nos matar: raça, gênero e classe e o extermínio das populações negras e indígena no Brasil pandêmico” e escancara os abismos sociais e econômicos agravados pela pandemia da COVID 19 agravados pelas práticas de abandono, descaso e ausência de investimento que tornam o genocídio das populações negras e indígenas como um projeto político.

A programação do evento conta com nomes de pesquisadores, artistas, educadores populares e representantes das lutas das populações negra e indígena no Brasil. Teremos mesas redondas, rodas de conversa, minicursos, apresentações culturais, apresentações de trabalhos e um momento de diálogo com afro empreendedores. Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa no site do evento: https://www.even3.com.br/eras2021/

“A marca dessa edição é o protagonismo dos estudantes e a participação das integrantes do Coletivo Severinas (parceiro desta edição) na elaboração da proposta, na escolha dos convidados e no formato do evento de modo mais amplo”, afirma a Professora Priscila Sant'Anna, uma das organizadoras do evento.

O evento, que será totalmente on-line, tem como público-alvo servidores, servidoras, alunos e alunas de todo IF Sudeste MG, bem como pesquisadores, lideranças e interessados na temática afro brasileira e indígena de São João del-Rei e toda região do Campos das Vertentes e Zona da Mata onde os campi do IF Sudeste Mg está presente.

Sobre o ERAS

A quinta edição do Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS) do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei, propõe um amplo debate acerca das vivências interseccionais de raça, gênero e classe no Brasil pandêmico, com destaque para os desafios enfrentados pelas populações negra e indígena. O V ERAS será 100% online e a programação contará com uma nova roupagem no meio virtual, incluindo mesas redondas, rodas de conversa, apresentações culturais, comunicações orais, minicurso, oficina e a tradicional feira afro empreendedora.

Sobre o Coletivo Severinas

O Coletivo Severinas é um grupo feminista composto por alunas da UFSJ. O coletivo tem realizado ações que são abertas a toda comunidade, especialmente mulheres. A participante Laís Barbosa, em entrevista ao site da Rádio Emboabas, explica como a iniciativa surgiu: “Atualmente, nós estamos em 6 integrantes no coletivo, somos 5 estudantes de psicologia e 1 jornalista. Nós começamos como um grupo de estudos no final de 2018. Estudar a violência contra a mulher, do ponto que ela parte e como funciona, quais são a engrenagens da violência contra a mulher. E aí, partiu a ideia de nós fazermos algumas ações dentro da universidade. E nisso a gente se firmou como um coletivo.”

Texto colaboração: Priscila Santana

Arte: João Guilherme Vallo