Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 12 > Campus São João del-Rei promove oficina sobre genocídio da juventude negra

Campus São João del-Rei promove oficina sobre genocídio da juventude negra

Projeto de Ensino - Ações Afirmativas promove a Oficina “Genocídio da juventude negra” com Rosana Machado

O Projeto de Ensino - Ações Afirmativas “Jovens Mulheres Negras: Despertar na Pandemia contra o Feminicídio” do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei promove a quarta oficina de seu projeto no dia 07 de dezembro às 19h, com a Oficina intitulada “Genocídio da juventude negra”. Tema que revela mais uma face do racismo estrutural, mais atual do que nunca, será apresentado pela pesquisadora e Pró-Reitora de Extensão do IF Sudeste MG, Professora Rosana Machado de Souza.

Rosana Machado é Mestra em Artes, professora do Ensino Básico , Técnico e Tecnológico (EBTT) e atualmente é Pró-Reitora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG).

É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei, presidente da "Comissão Permanente de Desenvolvimento e Acompanhamento dos Processos de heteroidentificação étnico-racial" e Vice-Coordenadora da Regional Sudeste do Consórcio Nacional de NEABs, NEABIs e grupos correlatos (CONNEABs). Faz parte do Fórum Nacional de Performance Negra e da  Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN.

A oficina on-line, gratuita é aberta a mulheres, em especial as pretas e pardas, alunas, servidoras do IF Sudeste MG ou da comunidade de São João del-Rei e região.

Confira:

“Genocídio da Juventude Negra”

Data: 07 de dezembro

Hora: 19 horas

Transmissão da Oficina: Google meet (link:  meet.google.com/ffd-iwtu-kua )

Sobre o Projeto de Ações Afirmativas

O projeto é coordenado pela Professora Alessandra Fernandes e tem por objetivo ampliar o espaço de discussão e enfrentamento da violência contra jovens mulheres negras e a questão do genocídio da juventude negra de forma a sair da invisibilidade e preparar as jovens negras para se empoderarem nesse processo de construção de sua cidadania. O projeto conta ainda com a participação de estudantes e outros servidores como a bolsista Janaína Nasare da Silva e os servidores:  Carla F. Gouvêa Lopes (docente), Bernadete Malta Barroso, Igor Cerri e Juliana Rodrigues (técnicos-administrativos).

A proposta é desenvolvida por meio de oficinas com discussões em grupos de jovens pretas e pardas, alunas dos cursos do Campus São João del-Rei, e está aberto também a participação de todas as jovens mulheres de São João del-Rei e ainda mulheres de todo o IF Sudeste MG.

Segundo a coordenadora, Professora Alessandra, “ao se desenvolver oficinas para jovens mulheres negras e pardas, espera-se que essas mulheres compreendam melhor que as questões da violência contra a mulher negra na sociedade brasileira sinalizam um fenômeno social, resultado de vários condicionamentos. E que a partir das oficinas, elas estejam mais preparadas e empoderadas para lidar com essa questão, dando voz às suas causas, que são de todas nós mulheres”, afirma.