Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 12 > Campus São João del-Rei tem projeto com menção honrosa no 23° CONEST
conteúdo

Extensão

Campus São João del-Rei tem projeto com menção honrosa no 23° CONEST

Evento aconteceu nos dias 24 a 26 de novembro de 2021 na cidade de Londrina no Paraná

Três docentes e uma aluna do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei apresentaram o trabalho "Medidas de Higiene para prevenção da COVID-19 na Construção Civil em São João del-Rei" e receberam Menção Honrosa no 23º CONEST - Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho, que ocorreu nos dias 24 a 26 de novembro na cidade de Londrina no Paraná.

O trabalho das docentes Fabiane Maciel, Larissa Mendes e Priscila Pereira e da estudante Lívia da Silva Santos, que foi apresentado no 23º CONEST, foi fruto do projeto de extensão que foi submetido ao “Edital 006 - PROJETOS ESTRATÉGICOS E EMERGENCIAIS DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19”. O projeto desenvolvido pela equipe, entre os meses de julho e dezembro de 2020, teve como objetivo confeccionar materiais orientativos às empresas e aos funcionários da construção civil de São João del-Rei, como medida para redução da propagação exponencial do novo coronavírus.

 

“Havia uma inquietação diante de informações confusas a respeito da prevenção da COVID, propusemos o projeto a fim de elaborar materiais com as instruções de prevenção e que fossem de fácil leitura, voltadas especificamente a esse público”, explica Professora Larissa, uma das orientadoras do projeto.

Segundo Professora Larissa, o público-alvo foi de trabalhadores da construção civil. As docentes são, por formação, engenheiras civis e conhecem o dia a dia de um canteiro de obras, sabendo das dificuldades para medidas de isolamento e prevenção da propagação de vírus em tal situação. 

“ É de extrema importância também que os alunos estejam envolvidos em projetos de extensão, especialmente os interdisciplinares, uma vez que eles podem aplicar o conhecimento obtido no curso que estão fazendo de maneira prática, além de colaborarem com a comunidade”, reforça Larissa sobre a participação da discentes Lívia Santos.

Para Lívia Santos, os cursos e conhecimentos adquiridos serão essenciais em sua formação: " Este projeto agregou muito meus conhecimentos, realizei diversos cursos com uma bagagem imensa, que será de grande importância para mim e para toda a sociedade", garante.

Além do trabalho que recebeu Menção Honrosa as docentes junto a outros colaboradores ainda apresentaram os trabalhos:

Exposição ocupacional do ruído em uma fábrica de móveis planejados: estudo de caso no município de Cataguases - MG 

 

Autores: 

João Paulo Barros Rodrigues (discente da Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho)

Priscila Souza Pereira (docente do Campus São João del-Rei)
Apresentação: Banner

- Variação da exposição ocupacional à umidade relativa do ar em casa de vegetação: estudo de caso no município de Barbacena 

 

Autores: 

Priscila Souza Pereira (docente do Campus São João del-Rei)

Haroldo Carlos Fernandes (docente da UFV)

Paulo Roberto Cecon (docente da UFV)

Alexandre da Silva Adão (docente do Campus Barbacena)

Cleonice Campos Teixeira (doutoranda na UFV)

Apresentação: Oral

Sobre o CONEST

Segundo o site oficial do evento, o 23º CONEST - Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho é considerado um grande evento da Engenharia brasileira e ocorreu na cidade de Londrina - PR, no período de 24 a 26 de novembro de 2021, sendo a primeira edição fora das capitais estaduais brasileiras.

Promovido anualmente pela Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (ANEST), o CONEST tem crescido ano a ano, reunindo centenas de profissionais de todo o país a cada edição, e tem se transformado no maior e mais expressivo evento da Engenharia de Segurança do Trabalho do Brasil, reunindo profissionais, empresas públicas e privadas, acadêmicos e especialistas nacionais e estrangeiros para discussões dos mais variados e contemporâneos temas da segurança e saúde no trabalho.

O Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho abre oportunidade para profissionais e estudantes interessados na temática do evento de terem uma atualização técnica, científica e legislativa, além de permitir a vivência e interação com experiências bem sucedidas em segurança e saúde no trabalho.

 

Sobre o trabalho premiado

Segundo o resumo do trabalho apresentado, de forma a minimizar a propagação da Covid-19, tanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto o Ministério da Saúde recomendaram o isolamento social e medidas de higiene adequadas. No entanto, sabe-se que os canteiros de obra são, normalmente, locais de difícil manutenção das medidas de higiene envolvendo, principalmente, constante higienização das mãos, bem como limpeza e desinfecção frequente de superfícies. Neste contexto, o projeto de extensão desenvolvido no IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei teve como objetivo confeccionar materiais orientativos às empresas e aos funcionários da construção civil de São João del-Rei, como medida para redução da propagação exponencial do novo coronavírus.

 

Confira aqui o resumo completo do trabalho

Confira aqui a Menção Honrosa

registrado em: