Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 12 > Veja algumas curiosidades sobre a evolução das bibliotecas

Veja algumas curiosidades sobre a evolução das bibliotecas

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz para essa semana algumas curiosidades sobre a origem das bibliotecas.

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz para essa semana algumas curiosidades sobre a origem das bibliotecas. Sabe-se que as primeiras bibliotecas surgiram no segundo milênio a.C. na Mesopotâmia, onde se constataram acervos contendo tábuas de argilas como forma de organizar e manter os registros e representações da época e do povo.

Mas, os maiores acervos encontrados datam dos séculos VII e VIII a.C, em que surgem as grandes bibliotecas da Antiguidade. Entre elas se destaca a Biblioteca de Alexandria. No ano de 280 a.C. a 416 a.C., essa biblioteca reuniu o maior acervo de cultura e ciência da Antiguidade sendo considerada a mais famosa e importante na época.

Na Idade Média, predominaram as bibliotecas ligadas a ordens religiosas. Elas preocupavam-se com a preservação da antiga cultura greco-romana e mantinham seu acervo fechado ao público.

No renascimento, entre os séculos XIII e XV, temos o surgimento das bibliotecas universitárias, a livre circulação de livros, o estabelecimento de um padrão de organização do acervo e a consolidação da figura do bibliotecário como disseminador de conhecimento.

No século XVII, as bibliotecas ganharam relevância pública e social, com acervos gerais de livros e aberta gratuitamente ao público em horários regulares.

Atualmente, as bibliotecas estão em constante atualização e mudanças e novos recursos tecnológicos são utilizados para o registro e disseminação da informação.