Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 12 > Você conhece a Biblioteca Nacional do Brasil?
conteúdo

Geral

Você conhece a Biblioteca Nacional do Brasil?

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz mais algumas curiosidades sobre as bibliotecas. Para essa semana destacamos a Biblioteca Nacional do Brasil

A Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios traz mais algumas curiosidades sobre as bibliotecas. Para essa semana destacamos a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, exerce um papel fundamental para a preservação da memória nacional.

Segundo o seu site, a Biblioteca Nacional do Brasil é considerada pela UNESCO, uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior biblioteca da América Latina. Ela se originou com o propósito de substituir a Livraria Real, que sofreu um incêndio sucedido por um terremoto em Lisboa. 

Seu acervo possui cerca de dez milhões de itens e está em constante crescimento devido ao depósito legal, que define que pelo menos um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional seja enviado para a mesma, visando a preservação e a formação da Coleção Memória Nacional.

Em 2006, foi criada a Biblioteca Nacional Digital com todos seus acervos digitalizados.

Acesse o link abaixo e conheça mais sobre a Biblioteca Nacional do Brasil: https://www.bn.gov.br/sobre-bn/historico

registrado em: