Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 01 > Campus São João del-Rei promove oficina sobre relacionamento abusivo
conteúdo

Extensão

Campus São João del-Rei promove oficina sobre relacionamento abusivo

Projeto de Ensino - Ações Afirmativas promove a Oficina “Relacionamento abusivo” com a psicóloga Daiana Silva

O Projeto de Ensino - Ações Afirmativas “Jovens Mulheres Negras: Despertar na Pandemia contra o Feminicídio” do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei promove a quinta oficina de seu projeto, primeira do ano de 2022, no dia 27 de janeiro às 19h, com a Oficina intitulada “Relacionamentos abusivos”. Tema forte, a palestrante Daiana Aparecida da Silva traz a realidade mascarada e pouco discutida em termos de combate e políticas públicas, que são os relacionamentos abusivos, em especial no contexto das mulheres pretas e pardas.

Daiana Aparecida da Silva é psicóloga graduada pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com ênfase em Psicologia Clínica e Saúde Mental. Especialista em Psicologia Hospitalar,  em Neuropsicologia e em Psicologia Fenomenológica-Existencial e Humanista, pelo Grupo Educacional FAVENI.

A oficina on-line, gratuita é aberta a mulheres, em especial as pretas e pardas, alunas, servidoras do IF Sudeste MG ou da comunidade de São João del-Rei e região. Para participar, é necessária a inscrição prévia via formulário

 

Confira:

“Relacionamentos abusivos ”

Data: 27 de janeiro

Hora: 19 horas

Transmissão da Oficina: Google meet (link será publicado em breve)

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1UuuodSwAN4X0tvgVJT-UXZm5rf3F3cz12E5x_l6yuIo/edit

 

Sobre o Projeto de Ações Afirmativas

 

O projeto é coordenado pela Professora Alessandra Fernandes e tem por objetivo ampliar o espaço de discussão e enfrentamento da violência contra jovens mulheres negras de forma a sair da invisibilidade e preparar as jovens negras para se empoderarem nesse processo de construção de sua cidadania. O projeto conta ainda com a participação de estudantes e outros servidores como a bolsista Janaína Nasare da Silva e os servidores:  Carla F. Gouvêa Lopes (docente), Bernadete Malta Barroso, Igor Cerri e Juliana Rodrigues (técnicos-administrativos).

 

A proposta é desenvolvida por meio de oficinas com discussões em grupos de jovens pretas e pardas, alunas dos cursos do Campus São João del-Rei, e está aberto também a participação de todas as jovens mulheres de São João del-Rei e ainda mulheres de todo o IF Sudeste MG.

 

Segundo a coordenadora, Professora Alessandra, “ao se desenvolver oficinas para jovens mulheres negras e pardas, espera-se que essas mulheres compreendam melhor que as questões da violência contra a mulher negra na sociedade brasileira sinalizam um fenômeno social, resultado de vários condicionamentos. E que a partir das oficinas, elas estejam mais preparadas e empoderadas para lidar com essa questão, dando voz às suas causas, que são de todas nós mulheres”, afirma.

registrado em: