Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 02 > Campus São João del-Rei participa da OMIF e tem alunos premiados

Campus São João del-Rei participa da OMIF e tem alunos premiados

A quarta edição da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais ocorreu totalmente online com participação de alunos de várias instituições

O contexto da pandemia da COVID-19 impactou em diversos eventos ao longo do ano e não foi diferente com a a quarta edição da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) que ocorreu totalmente online esse ano com cronograma entre junho e final de outubro de 2021.

O IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei participou da OMIF, com apoio da Coordenadora local, a professora de Matemática Waldilainy de Campos. Foram 25 dos alunos dos técnicos integrados ao ensino médio (edificações e meio ambiente) que fizeram todas as etapas da competição. Destes, três foram premiados com menção honrosa. Para preparar os participantes, foi criado um grupo de WhatsApp com os 25 alunos e disponibilizadas provas e resoluções da OMIF de anos anteriores. Ainda, poderiam tirar suas dúvidas da OMIF nos plantões da professora.

OMIF é uma competição de matemática direcionada aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira.

Em resumo, a OMIF 2021 ocorreu com as duas fases costumeiras, porém apenas na 1ª fase ocorreu uma prova online ( 19/09/2021). A 2ª fase ocorreu um evento online com palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais, entre outras ações, através dos veículos de comunicação como o Youtube e o Meet, nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2021.

"Acredito que a OMIF e as outras olimpíadas de matemática motivam os jovens nos estudos e nas pesquisas, incentivando o prazer pelo raciocínio lógico matemático.  Por outro lado, penso que essas competições são para alunos que gostam de desafios, entretanto jamais podem servir de termômetro de ensino.", explicou a Professora Waldilainy.

Confira os alunos premiados na OMIF 2021:

-Hannah Montenegro Neves da Rocha

-Rauan Ronald Selestino Ferreira