Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 02 > Campus SJDR promove última oficina do Projeto de Ações Afirmativas com automaquiagem

Ensino

Projeto de Ensino - Ações Afirmativas promove a Oficina “Automaquiagem como empoderamento feminino” com Vanessa Malta

O Projeto de Ensino - Ações Afirmativas “Jovens Mulheres Negras: Despertar na Pandemia contra o Feminicídio” do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei promove a última oficina de seu projeto nesta sexta-feira, dia 18 de fevereiro às 19h, com a Oficina intitulada “Automaquiagem como empoderamento feminino”.  O tema visa encerrar o ciclo de palestra apresentando como cuidar de si é uma ferramenta potente para as mulheres, em especial as jovens negras trabalhadoras que, muitas vezes, cumprem tripla jornada ao cuidar da casa, do trabalho e dos estudos e, por isso, não tem tempo para si.  Assim, a automaquiagem surge como ferramenta de aumentar a autoestima e assim o empoderamento feminino.

Vanessa Malta é graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais-Campus Barbacena atuante na educação infantil. Trabalha com maquiagem de forma autônoma na cidade de Barbacena-MG realizando atendimento em domicílio. Tem interesse pela maquiagem desde os 12 anos de idade. Desenvolvimento e aprendizado das técnicas de forma autodidata e pela prática. Concluiu o curso de maquiagem profissional online.

A oficina on-line, gratuita é aberta a mulheres, em especial as pretas e pardas, alunas, servidoras do IF Sudeste MG ou da comunidade de São João del-Rei e região.

Confira:

Automaquiagem como empoderamento feminino

Data: 18 de fevereiro

Hora: 19 horas

Inscrição da Oficina: https://forms.gle/awuesTeg7bm6eGdL9

Sobre o Projeto de Ações Afirmativas

O projeto é coordenado pela Professora Alessandra Fernandes e tem por objetivo ampliar o espaço de discussão e enfrentamento da violência contra jovens mulheres negras e a questão do genocídio da juventude negra de forma a sair da invisibilidade e preparar as jovens negras para se empoderarem nesse processo de construção de sua cidadania. O projeto conta ainda com a participação de estudantes e outros servidores como a bolsista Janaína Nasare da Silva e os servidores:  Carla F. Gouvêa Lopes (docente), Bernadete Malta Barroso, Igor Cerri e Juliana Rodrigues (técnicos-administrativos).

A proposta é desenvolvida por meio de oficinas com discussões em grupos de jovens pretas e pardas, alunas dos cursos do Campus São João del-Rei, e está aberto também a participação de todas as jovens mulheres de São João del-Rei e ainda mulheres de todo o IF Sudeste MG.

Segundo a coordenadora, Professora Alessandra, “ao se desenvolver oficinas para jovens mulheres negras e pardas, espera-se que essas mulheres compreendam melhor que as questões da violência contra a mulher negra na sociedade brasileira sinalizam um fenômeno social, resultado de vários condicionamentos. E que a partir das oficinas, elas estejam mais preparadas e empoderadas para lidar com essa questão, dando voz às suas causas, que são de todas nós mulheres”, afirma.

Arte: Juliana Rodrigues