Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 02 > CELL promove minicurso sobre os desafios da revisão textual
conteúdo

Geral

CELL promove minicurso sobre os desafios da revisão textual

O Programa de Extensão Centro de Linguagens e de Letramentos (CELL) realizará o minicurso "Construindo Espaços de Letramentos: princípios e desafios da revisão textual"

O Programa de Extensão Centro de Linguagens e de Letramentos (CELL) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei realizará o minicurso "Construindo Espaços de Letramentos: princípios e desafios da revisão textual" nos dias 16,17 e 18 de fevereiro às 19h30.

Este evento foi pensado como uma oportunidade para incentivar, especialmente, os alunos do curso de Letras (Português/Espanhol) do Campus São João del-Rei a desenvolverem habilidades para a revisão de textos acadêmicos, mostrando que o papel de um revisor envolve uma série de habilidades linguísticas, cognitivas e discursivas, isto é, ler, interpretar, comentar, duvidar, investigar, escrever e reformular.

Segundo os organizadores, todo texto tem um contexto. Assim sendo, não basta apenas dar uma lida em um texto sem entender o conteúdo geral da informação que está sendo propagada. Sob o mesmo ponto de vista, um revisor é antes de tudo um leitor astuto, concentrado e apto a estabelecer e apontar alternativas que possibilitem que, aquele que escreve, alcance com êxito, os objetivos propostos na produção do artigo científico.

O evento é gratuito e totalmente on-line com transmissão pelo Google Meet. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no link: https://forms.gle/Lsy2QEhQVfmFf3Nx9 

 

 Programação:

O minicurso "Construindo Espaços de Letramentos: princípios e desafios da revisão textual" acontecerá em três momentos:

16 de fevereiro - Prática de revisão do texto acadêmico: artigos científicos e revisão de normas da ABNT.

Horário: às 19:30

Objetivo: Fazer com que alunos do curso de Letras conheçam o trabalho do revisor acadêmico. Mostrar o processo de revisão textual bem como o trabalho do revisor por meio da revista “Mal-estar e Sociedade” como exemplo de trabalho a ser revisto. Exemplificar a formatação de textos nas normas da ABNT.

Palestrante: Lucimara Grando Mesquita

 

17 de fevereiro - Revisão Estilística - dicas de áreas de Revisores.

Horário: às 19:30

Objetivo: Bate-papo- conversa sobre a atuação de revisão com dúvidas e experiências

Palestrante: Ana Elisa Ribeiro do CEFET-MG

 

18 de fevereiro - Referências Bibliográficas e formatação de documentos.

Horário: às 19:30

Objetivo: Instruir sobre a colocação de citações e referências bibliográficas em textos, de modo a se evitar a ocorrência de plágios. Iniciação ao Letramento Científico por meio da revisão textual.

Palestrante: Mônica Trindade Dias Magalhães

 

Sobre as palestrantes

Lucimara Grando Mesquita possui mestrado em letras pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2021) e especialização em Didática e Trabalho Docente pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei (2018). Graduada em Letras com licenciatura em Português/Espanhol (2017) e professora da Rede Pública Municipal. Membro do Grupo de Pesquisa GEDISC (Grupo de Estudos Discursivos sobre o Círculo de Bakhtin) - Universidade Federal de Lavras.

Ana Elisa Ribeiro é Professora Titular e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado), no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição) e no ensino médio. É doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e se licenciou em Letras/Português. Tem estágios pós-doutorais em Comunicação, Linguística Aplicada e Estudos Literários. Lidera o grupo de estudos (CNPq) Mulheres na Edição e é membro do GT A mulher na literatura da ANPOLL.

Coordena o projeto de extensão Aula Aberta. Tem trabalhado em duas frentes: a linguística aplicada e a edição, em pesquisas que se ocupam sempre das relações entre leitura, escrita e tecnologias. Entre outros, é autora dos livros "Textos Multimodais" e "Escrever, hoje" (Parábola Editorial), "Livro - Edição e tecnologias no séc. XXI" (Moinhos/Contafios) e "Multimodalidade, Textos e Tecnologias" (Parábola, 2021). É escritora, autora de livros e publicações literárias e diretora de coleções de livros acadêmicos e literários em editoras como Moinhos, Peirópolis e Autêntica. Atualmente, lidera projeto de pesquisa sobre Mulheres Editoras no Brasil (Fapemig) e o Acordo técnico-científico CEFET-MG/Academia Mineira de Letras.

Mônica Trindade Dias Magalhães graduada em Letras com licenciatura em Português/Espanhol (2016) e especialista em Didática e Trabalho Docente (2017) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei (IF Sudeste MG-SJDR). Graduada em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES ( 2019) .É membro do grupo de pesquisa ENUNCIAR, da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é mestranda em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei ( UFSJ), na linha de pesquisa Discurso e Representação Social. Área de interesse - Análise do Discurso e Educação.

registrado em: