Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 02 > Comprovação vacinal será obrigatória no IF Sudeste MG a partir de 1º de março
conteúdo

Destaque

Comprovação vacinal será obrigatória no IF Sudeste MG a partir de 1º de março

Exigência foi aprovada na tarde da última segunda-feira (14) e é válida para entrada em instalações internas de todas as unidades.
Exibir carrossel de imagens Créditos: <a href="https://www.freepik.com/photos/health">Health photo created by freepik - www.freepik.com</a>

Créditos: <a href="https://www.freepik.com/photos/health">Health photo created by freepik - www.freepik.com</a>

A partir de 1º de março de 2022, a circulação de pessoas nas instalações internas do IF Sudeste MG estará sujeita a apresentação de comprovante vacinal, conforme decisão tomada em reunião do Conselho Superior (ConSu) na tarde de segunda-feira (14). A exigência, que entra em vigor a partir da Resolução nº 07/2022, é válida para estudantes, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados. No caso de prestadores de serviço, a apresentação do passaporte é recomendada, porém, não obrigatória.

Serão aceitos tanto os comprovantes impressos - caderneta ou cartão de comprovação vacinal emitido por instituição governamental competente - quanto carteiras de vacinação digitais, acessíveis pelo aplicativo do Sistema Único de Saúde, o Conecte SUS. É necessário que o esquema vacinal esteja atualizado, ou seja, incluídas as doses de reforço, exceto no caso de pessoas que ainda não tiveram todas as doses disponibilizadas, como jovens de 16 anos ou menos, por exemplo. 

Já os não vacinados (pessoas que tiveram a oportunidade de se vacinar, mas optaram por não tomar o imunizante) e/ou pessoas desprovidas de comprovantes somente terão acesso às instalações internas mediante apresentação de teste RT-PCR ou teste de antígenos com resultado negativo e realizado nas 72 horas anteriores à entrada. Vale lembrar: por instalações internas, entendem-se ambientes cobertos ou fechados, com limitações à circulação de ar, tais como prédios, salas, laboratórios e secretarias, o que não abrange áreas abertas, ainda que situadas nas dependências do IF Sudeste MG.

Cada unidade será responsável por definir e coordenar a melhor forma de operacionalização dos procedimentos, respeitando-se as particularidades dos campi e Reitoria. O descumprimento ou a inobservância do disposto na Resolução ConSu 07/2022 estará sujeito a apuração de responsabilidade, de acordo com a legislação vigente.

Em São João del-Rei

No Campus São João del-Rei, para organizar a exigência de passaporte vacinal conforme Resolução CONSU n.º 07/2022  do IF Sudeste MG, será solicitado aos alunos o preenchimento de um formulário para terem acesso ao Campus nas aulas presenciais que tem início no ano letivo de 2022 em 21 de março.

No formulário deve-se anexar o comprovante de vacinação. O comprovante de vacinação pode ser retirado no site do CONECT SUS, no link: https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home   

Para a Diretora-Geral do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei, Professora Teresinha Magalhães,  "as vacinas são fundamentais para a preservação da saúde coletiva além de somar medidas para conter a transmissão do vírus e de suas variantes", garante.

Confira o link do formulário:  https://bit.ly/3I7ap6Q

 

Texto: Assessoria de Comunicação-Reitoria

Edição: Juliana Rodrigues

 

 

registrado em: