Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 02 > Perspectivas do ERE na Enfermagem é tema de trabalho de pós-graduação

Perspectivas do ERE na Enfermagem é tema de trabalho de pós-graduação

Aluna da Pós-Graduação em Didática e Trabalho Docente defendeu tema “O ensino de enfermagem virtual no contexto da pandemia de COVID-19”

Ainda vivenciando a realidade do ensino remoto emergencial, na tarde do dia 15 de fevereiro ocorreu, via webconferência, a defesa do trabalho de conclusão de curso da Pós-graduação em Didática e Trabalho Docente do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei intitulado “O ensino de enfermagem virtual no contexto da pandemia de COVID-19” da aluna Pamela Noronha.

O trabalho, orientado pela professora Dra. Angélica Aparecida Amarante Terra, demonstra a “realidade enquanto enfermeira docente”, conforme palavras da professora. Angélica reforça que o ensino de enfermagem virtual não supera a presencialidade na formação dos profissionais de enfermagem e que o grande desafio no pós-pandemia é a valorização da profissão em conjunto com o fortalecimento do processo formativo, contando com o apoio institucional, na busca de superar os desafios de encontrar mecanismos para reinventar o espaço da sala de aula e da prática docente.

A professora Andreia Andrade dos Santos, membro externo, compôs a banca e relatou a relevância do estudo no contexto atual, pois “refletiu sobre o ensino de enfermagem e o uso das tecnologias remotas, sendo que a modalidade à distância foi necessária para atender à demanda pontual no contexto do distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19.”

A banca ainda foi composta pelos professores Me. Vaneska Perfeito Ribeiro e Dr. Ernani Coimbra de Oliveira que reiteram as palavras da professora Angélica, quando na leitura do texto, sentiram-se imersos no estudo que demonstrou sua realidade de trabalho enquanto docentes de enfermagem.

Pamela Noronha é enfermeira e durante o ensino remoto emergencial pôde vivenciar as duas realidades concomitantes, ser discente e enfermeira docente. A aluna diz que o trabalho “ajuda a esclarecer como esse contexto impactou o itinerário formativo dos profissionais de enfermagem, assim como, na prática docente e, que sua experiência enquanto discente é mais fácil, quando comparada à prática docente.

Para a coordenadora do curso, a professora Dra. Gisele Francisca da Silva Carvalho, "os Trabalhos de Conclusão de Curso dessa natureza são fundamentais para que o processo formativo do estudante de fato traga ressignificações para a sua prática pedagógica e, também, contribuam para os campos da Didática e do Trabalho Docente".

O ensino de enfermagem no Campus São João del-Rei

Desde o dia 08 de novembro o curso Técnico em Enfermagem do IF Sudeste MG retornou às atividades presenciais. O retorno foi possível pelas normativas institucionais, a começar pelo Plano de Retomada do IF Sudeste MG por meio da Resolução nº 44, de 20 de outubro de 2021.

Com o apoio institucional e o planejamento do colegiado de curso, as atividades do curso Técnico em Enfermagem puderam retornar com as práticas laboratoriais e os estágios supervisionados.

No entanto, com o aumento dos casos de COVID-19 houve a regressão para o cenário 1 definido após votação do CONSU no dia 26 de janeiro, sendo que a Direção-Geral do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei optou pela suspensão de todas as atividades acadêmicas práticas presenciais que estavam ocorrendo.

Esse contexto fez com que as atividades presenciais que estavam sendo realizadas pelo curso Técnico em Enfermagem fossem suspensas. Esse cenário é retratado no estudo que enfatiza que mesmo com a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino virtual de enfermagem, este não deve ser substitutivo da presencialidade da formação, uma vez que a enfermagem é primordialmente uma profissão relacional, requer habilidades de relacionamento interpessoal tanto em sua formação quanto no exercício da profissão.

Texto: Angélica Terra

Arte: Juliana Rodrigues