Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 03 > Biblioteca do Campus SJDR finaliza projeto de dicas com clubes de leitura

Biblioteca do Campus SJDR finaliza projeto de dicas com clubes de leitura

Você já participou de um clube de leitura? Não? Então vale a pena ler esta dica e acompanhar as atividades que estão acontecendo presencial e on-line.

Desde o início da pandemia, a Coordenação de Acervo Bibliográfico e Multimeios em parceria com a Seção de Comunicação Social e Marketing, realizou um trabalho de divulgação de dicas e informes semanais no site e mídias sociais do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei.

Finalizando este projeto, trazemos como dica, os clubes de leitura, uma ótima oportunidade para quem gosta de ler e compartilhar com outras pessoas sobre o que leu. Eles funcionam através de iniciativa de organizadores ou dos próprios participantes que escolhem livros ou contos e depois se reúnem para debaterem e trocarem ideias sobre a obra lida. Os temas dos clubes de leitura são os mais variados e o debate pode ir desde a impressão pessoal até uma análise mais aprofundada do texto, contribuindo para o enriquecimento e difusão de conhecimento entre os participantes.

Algumas bibliotecas do IF Sudeste MG, possuem clubes de leitura, inclusive online, o que facilita ainda mais o ingresso e participação de pessoas. Conheça um pouco sobre eles:

Clube de leitura Em conto com a literatura afro-brasileira: Segundo a bibliotecária Paula Souza da Silva, do campus Santos Dumont, a Biblioteca Acyr Loureiro Lima, desde os primeiros meses da pandemia, traz “Em conto com a literatura afro-brasileira”, que foi o Clube de Leitura On-line e de incentivo a literatura afro-brasileira, pioneiro no IF Sudeste MG. O projeto já está em sua terceira edição, e neste período, incentivou a leitura, aquisição e valorização da literatura afro-brasileira trabalhando somente com contos em domínio público. Além de ser um projeto de incentivo a leitura o Clube é também uma proposta de educação étnico-racial, por isso, as mediações acontecem em parceria com o Núcleo de Línguas e Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e indígenas do Campus, prezando sempre pela integração entre ensino e extensão e entre comunidade acadêmica e sociedade.

Clube de leitura Campus Muriaé: Segundo a bibliotecária Tamara Arthur Corrêa, do campus Muriaé, o Clube de Leitura é uma iniciativa das Bibliotecas do campus de aproximar as pessoas, através da leitura. Iniciado em 2019, de forma presencial, tem como proposta o debate quinzenal de um livro de literatura entre os servidores, alunos, colaboradores e público externo do Campus Muriaé em parceria com a Academia Muriaeense de Letras (AMLE).

Em 2020 em meio ao cenário de mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus surge o projeto “Clube de Leitura online: o prazer da leitura em tempos de pandemia”, onde as reuniões são realizadas de forma virtual.

Para participar precisa-se aderir ao Clube de Leitura Online, entrando em um grupo de discussão via aplicativo de mensagem, pois as reuniões e textos são marcados e enviados por meio deste aplicativo, basta acessar o link bit.ly/clubeif. Não é necessário a leitura do livro/conto, no entanto, a leitura prévia ajuda muito na discussão.

Clube da leitura Biblioteca Jofre Moreira: Segundo a bibliotecária Tatiana dos Reis Maciel do campus Rio Pomba, o projeto do Clube de leitura da Biblioteca Jofre Moreira, tem por finalidade enfatizar a Biblioteca como grande provedora no processo de ensino, pesquisa e extensão, através da implementação de ações de incentivo à leitura e formação do leitor. A proposta abrange estudantes dos cursos técnicos e superiores, comunidades internas e externas, que poderão participar dos encontros de leituras e outras atividades, através das salas virtuais e ou no espaço físico da Biblioteca. Para mais informações sobre o clube de leitura e como participar dos encontros basta acessar o Instagram da Biblioteca Jofre Moreira no link: https://www.instagram.com/bibliotecajofremoreira/

Se você é um apaixonado por leitura participe e aproveite essas oportunidades!