Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 04 > Da Química nossa de cada dia aos Nanomateriais nossos de cada dia

Da Química nossa de cada dia aos Nanomateriais nossos de cada dia

Campus São João del-Rei realiza palestra on-line com professor da UFSJ

Neste fim de semana o “sabadou” dos alunos do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei será feito de muita química e tecnologia. Como atividade do sábado letivo o Campus apresenta no sábado, 30 de abril, a Aulas Magna on-line “Da Química nossa de cada dia aos Nanomateriais nossos de cada dia” com Professor Dr. Marco Antonio Schiavon, professor Titular de Química Inorgânica – UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei).

Segundo Prof. Marco, nesta aula será abordado o que é nanotecnologia e como os materiais podem apresentar propriedades diferentes quando em pequena escala. Afinal, os nanomateriais poderão substituir os produtos químicos que usamos no dia a dia?   Além disso, será apresentado alguns exemplos de como a nanotecnologia tem impactado em nossa vida e em nossa maneira de fazer ciência. Serão vistos exemplos práticos desde nossa vida doméstica até a pesquisa científica nas universidades. Será que podemos usar nanomateriais livremente? Fica a pergunta e a curiosidade como convite aos participantes.

O evento é voltado para os estudantes do Campus São João del-Rei, para os quais haverá lista de presença na descrição do evento.  Mas, todos os interessados no tema podem participar. O evento será transmitido pelo Canal Oficial do IF Sudeste MG- Campus SJDR no YouTube.

O link da transmissão é: https://youtu.be/GLmOumW1unA

Sobre o palestrante

Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (USP) em 1995, licenciado em Química pela USP em 1997 e Bacharel em Química Tecnológica pela USP em 1998. Mestre em Química pela USP em 1998 e Doutor em Ciências (Química Inorgânica) pela Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP em 2002, com período sanduíche na Università degli Studi di Trento, em Trento - Itália. Possui Pós-doutorado pela University of Arkansas - Estados Unidos em 2009, em que foi bolsista da Fundação Fulbright e pela UNICAMP em 2016, em que foi bolsista CNPq. Foi pesquisador visitante no CEA Grenoble - França, em julho/agosto de 2011 e Professor Visitante na University of Notre Dame - Estados Unidos em janeiro/fevereiro de 2015. Professor de Química Inorgânica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) desde 2004, atualmente no cargo de Professor Titular.

Para acessar o Currículo Lattes completo clique aqui