Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 04 > Fim do Projeto Reencontro e fim da obrigatoriedade de máscaras

Fim do Projeto Reencontro e fim da obrigatoriedade de máscaras

Confira o que muda a partir da próxima semana no IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei

O Reencontro chegou ao fim? Na verdade, o Reencontro aconteceu. Seguindo o Projeto Reencontro 2020/2021e o Plano de Retomada das atividades presenciais, foi ratificado na reunião de Conselho de Campus (CONSU) do IF Sudeste MG desta quinta-feira, dia 28 de abril, a conclusão do Projeto Reencontro com o desfecho mais que esperado: o retorno às atividades 100% presenciais com segurança.

Em vigência desde outubro de 2021, o Plano de Retomada das atividades presenciais (Resolução CONSU n.º 44/2021, de 20-10-2021) estabelece que o retorno presencial deve estar alinhado às recomendações das autoridades sanitárias locais e estaduais.  Na reunião do dia 28 de abril também foi aprovado o Plano de Convivência, novo momento da instituição, que também estabelece que o uso de máscara poderá ser em conformidade com as orientações das autoridades sanitárias municipais.

Por isso, no IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei, o uso de máscaras em ambientes fechados deixará de ser obrigatório nas dependências do Campus a partir do dia 02 de maio. Vale destacar que no município sanjoanense deixou de ser obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados desde o dia 19 de março de 2022. Já o Governo do Estado de Minas Gerais desobrigará o uso a partir do dia 1º de maio.

Conforme explica a Diretora-Geral do Campus SJDR, Professora Teresinha Moreira Magalhães, quando ocorreu a liberação pelo governo municipal, a gestão optou, por precaução e em sintonia com os demais campi do IF Sudeste MG e com outras instituições de ensino, manter a obrigatoriedade.

“Considerando os resultados dos indicadores de COVID-19 em São João del-Rei, após mais de um mês da decisão da autoridade sanitária municipal, e a recente liberação pela autoridade sanitária estadual, a direção decidiu rever a decisão e tornar o uso das máscaras facultativo”, explica Professora Teresinha.

As normas do IF Sudeste MG que disciplinam o uso do equipamento de proteção já permitem a flexibilização, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias municipal e estadual.

De acordo com o Decreto da Prefeitura Municipal de São João del-Rei n.º 9.806, de 18 de março de 2022, não há situações em que o uso de máscara deva ser obrigatório no interior do campus. Contudo, a diretora-geral alerta que os estudantes que realizam estágio em estabelecimentos de saúde devem continuar utilizando o equipamento de proteção nestes ambientes, conforme determina o decreto.

Apesar da liberação, Professora Teresinha recomenda à comunidade acadêmica prudência e bom senso para nortear os próximos passos. “A Direção-Geral considera que a pandemia não acabou e ainda exige cuidados. O uso de máscaras continua sendo uma importante medida de proteção e continua sendo recomendável, principalmente para servidores e estudantes com comorbidades”,finaliza.