Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 05 > Campus São João del-Rei lança Consulta Pública do novo Regimento Interno do Conselho de Campus

A Direção Geral do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei torna público nesta sexta-feira, dia 06 de maio, a Consulta Pública sobre a proposta do novo Regimento Interno do Conselho de Campus.

A Direção Geral do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei torna público nesta sexta-feira, dia 06 de maio, a Consulta Pública sobre a proposta do novo Regimento Interno do Conselho de Campus.

Toda comunidade interessada em inserir suas contribuições e críticas a respeito do documento poderão fazê-lo até dia 16 de maio. Segundo o Chefe de Gabinete, César Augusto Neves, o motivo da proposta de novo regimento para o Conselho de Classe deve-se à aprovação que ocorreu em fevereiro de 2022 do novo Regimento Interno do Campus São João del-Rei no CONSU (Conselho Superior). “Aproveitando a oportunidade, a gestão do campus está propondo algumas mudanças para aprimorar o funcionamento do órgão colegiado”, explica.

O Chefe de Gabinete conta que a principal novidade proposta é a composição do Conselho de Campus. Segundo o novo Regimento, o Conselho passaria a ser paritário entre as categorias (TAE, docentes e discentes) e com representações antes não contempladas, como a Coordenação de Gestão de Pessoas e os pais/mães/responsáveis pelos alunos do Ensino Médio Integrado (EMI).

Outras mudanças significativas foram: a desburocratização do processo deliberativo, com a exclusão da exigência de aprovar pauta em reunião anterior e da figura do relator; a redução das exigências para proposição de pautas pelos conselheiros; o aumento do tempo mínimo de antecedência para envio da convocação das reuniões, para permitir uma apreciação melhor dos documentos pelos conselheiros, dentre outras mudanças.

“A consulta pública permite que todas e todos leiam e contribuam com o aprimoramento do documento. Técnicos, docentes, discentes e comunidade externa podem acessar a consulta pública e registrar suas críticas e sugestões”, reforça César sobre a importância da comunidade acadêmica fazer suas contribuições durante o período de Consulta Pública.  “Trata-se, portanto, de mais uma etapa para que a aprovação do documento seja feita de forma democrática e transparente”, finaliza o Chefe de Gabinete.

Para acessar o documento e o formulário de sugestões acesse o link: