Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 05 > Campus São João del-Rei participa da 14a Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB

Alunos e alunas formaram cinco equipes do Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei e estão participando desde segunda-feira, dia 02 de maio, da 14a Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB.

Que conhecimento leva a lugares inimagináveis, já sabemos. Mas, conhecimento pode levar direto a uma medalha de ouro.  Alunos e alunas formaram cinco equipes do Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei  e estão participando desde segunda-feira, dia 02 de maio, da  14a Olimpíada Nacional em  História do Brasil – ONHB.

Orientados pelos professores Rosalba Lopes e José Bernardo De Broutelles, os estudantes estão participando da primeira fase de provas. A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) tem em sua 14ª edição mais de 73 mil participantes de todos os estados do país. Ao todo, são mais de 18 mil equipes inscritas. Somente o estado de Minas Gerais são 1.082 equipes.

A Olimpíada Nacional em  História do Brasil - ONHB, resulta de um projeto de extensão realizado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2009, e envolve estudantes de todo Brasil.

Durante as seis fases da olimpíada, alunas e alunos são organizadas(os) em equipes, precisam responder questões e realizar tarefas e desafios. As atividades são semanais e envolvem além da História do Brasil, vários outros campos do conhecimento como urbanismo, geografia, arquitetura, literatura, atualidade etc. Vale dizer, a abordagem é interdisciplinar. Os classificados após as seis fases participam da grande final que ocorre em Campinas. Segundo os professores orientadores, a intenção maior é envolver os participantes em um processo de análise e de debates que favorecem o aprendizado, o senso crítico e o crescimento dos conhecimentos.

Mais sobre a ONHB

As seis fases on-line da 14ª edição da ONHB seguem até 11 de junho. A previsão é que a final seja realizada de forma presencial, na Unicamp, em Campinas (SP), nos dias 20 e 21 de agosto. Devido à pandemia, nas duas últimas edições, em 2020 e 2021, a final ocorreu de forma remota.

Como funciona a Olimpíada de História

Realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ONHB é aberta para escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Para participar, os interessados devem formar equipes com um professor de História e três alunos que podem estar no ensino Fundamental (8º e 9º anos) e/ou Médio.

A competição também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo  vestibular.

A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.