Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 05 > Campus São João del-Rei participa do JEM com bons resultados

Campus São João del-Rei participa do JEM com bons resultados

O IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei participou pela primeira vez em disputas com times masculinos e femininos com os alunos do Ensino Médio Integrado.

Na última semana de abril, aconteceu os Jogos Escolares Municipais (JEM) e o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei participou pela primeira vez em disputas com times masculinos e femininos com os alunos do Ensino Médio Integrado.

Organizado pela Secretaria Municipal de Esportes de São João del-Rei, os jogos tiveram como principal objetivo promover a integração das escolas públicas e privadas da cidade. Foram 10 escolas participantes totalizando cerca de 500 alunos.

As disputas incluíram as modalidades de futsal, vôlei, basquete, handebol e xadrez. O IF Sudeste MG- Campus SJDR foi representado nas modalidades de futsal masculino, voleibol masculino e feminino e xadrez. Segundo a avaliação do professor de Educação Física, André Furtado, a participação do campus do IF sanjoanense foi muito proveitosa: “Tivemos praticamente duas semanas de treinamento para os JEM, incluindo o feriado da páscoa. Para essa primeira participação do IF, os resultados foram muito positivos”, conta o professor.

Segundo André, a instituição conquistou o 2° lugar no vôlei feminino, a 3° lugar no xadrez e a 4° lugar no futsal masculino. “Daremos prosseguimento aos treinamentos e, para 2023, esperamos uma participação mais efetiva e com mais equipes para representar as outras modalidades”, reforçou.

O apoio da Coordenação de Apoio ao Discente (CAD) também foi fundamental para viabilizar, junto aos pais e responsáveis, a participação dos alunos. “Do ponto de vista educacional, consideramos valiosa a participação dos nossos alunos nos Jogos Escolares. Para além da competição, foi uma oportunidade para os nossos discentes colocarem em prática outras competências que são essenciais para a vida em sociedade, tais como saber lidar com situações de vitória e derrota, desenvolver espírito de equipe, de cooperação, de diálogo, de socialização e de amizade”, ressalta a pedagoga Wanúcia Barros.

Para a aluna Aline Carmem, do 2º ano do ensino médio integrado em Meio Ambiente, a participação do voleibol feminino nos JEM/2022 foi importante para conhecer o torneio e também para entender a importância de dar continuidade ao trabalho de treinamento iniciado pelo prof. André Furtado. “Temos alguns detalhes do nosso jogo que devem ser melhorados. Jogamos contra equipes entrosadas e que treinam e jogam juntas há muito tempo. Estamos muito motivadas e esperamos conquistar o primeiro lugar em 2023”, diz a aluna.

As equipes classificadas na etapa local disputarão a etapa microrregional. Além da etapa microrregional, terão também a estadual e a regional. Dependendo dos resultados, os alunos-atletas poderão disputar os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), sendo este o ápice da competição e, neste ano, acontecerá no estado de Alagoas.

Texto: André Furtado

Edição: Juliana Rodrigues