Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 05 > Campus São João del-Rei publica edital de atendimento aos estudantes em baixa condição socioeconômica

Ensino

Inscrições terão início no dia 12 de maio e seguem abertas até o dia 22. O estudante deverá realizar seu cadastro para atendimento em uma ou mais modalidades através de formulário eletrônico.
Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica referente ao 1º semestre letivo de 2022. Inscrições de 12 a 22 de maio de 2022

A Coordenação de Apoio ao Discente (CAD) do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei publica nesta segunda-feira, dia 09 de maio de 2022, o Edital 05/2022 de seleção para o Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica referente ao 1º semestre letivo de 2022.

Podem participar do processo, que será totalmente on-line (e, portanto, sem a entrega de documentação impressa), estudantes dos cursos técnicos, pós-técnicos e de graduação do Campus São João del-Rei, cuja renda familiar mensal seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. O período de inscrições terá início a partir da meia noite do dia 12 de maio de 2022 e se estenderá até às 23h59min do dia 22 de maio de 2022.

Os candidatos serão selecionados a partir de análise de renda, conduzida por comissão própria designada para este fim. Os recursos para custeio do programa são oriundos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), estabelecido por meio do Decreto nº 7.234/2010. Haverá duas modalidades de atendimento: Manutenção e Alimentação.

Na modalidade Manutenção, os contemplados terão direito a um suporte financeiro de R$ 230,00 mensais entre maio de 2022 e janeiro de 2023, para contribuir com a sua permanência e apoio às demandas nas áreas pedagógica, de inclusão digital, acesso às tecnologias da informação, cultura e esporte, despesas com moradia, alimentação e atenção à saúde. Serão garantidas 140 vagas.

A modalidade Alimentação, com 105 vagas, destina-se exclusivamente aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, que estudam em tempo integral nas terças e quintas-feiras. O auxílio garantirá almoço gratuito nas dependências da instituição, nos dias em que houver aulas nos turnos da manhã e da tarde, entre junho deste ano e janeiro de 2023. Os demais estudantes pagam subsídio no valor de R$ 3,00 para acesso à refeição.

Ao preencher o formulário eletrônico de inscrição, o estudante deverá anexar cópias digitalizadas dos documentos exigidos. As cópias deverão ser nítidas e legíveis (documentos escaneados ou fotos de boa qualidade). Não poderá ser atendido, em qualquer modalidade, o aluno que estiver com pendências relativas aos compromissos previstos nos editais emergenciais de Assistência Estudantil dos anos de 2020 e 2021.

Documentos de comprovação

Confira abaixo os principais documentos necessários para participar do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica.

1. Atestado de matrícula: o estudante deverá anexar em sua inscrição o atestado emitido pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), comprovando que se encontra regularmente matriculado em cursos presenciais do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei.

2. Documento de comprovação de situação socioeconômica, que poderá ser uma das seguintes opções:

• Folha Resumo do CadÚnico, modelo V.7, devidamente atualizada (fornecida pelo Centro de Referência da Assistência Social - CRAS). A folha deverá estar datada, assinada e carimbada pelo órgão emissor.
  • Comprovante de cadastramento no CadÚnico atualizado, disponível no site https://meucadunico.cidadania.gov.br/#/home.

Se não for possível apresentar os documentos citados acima, o estudante deverá apresentar os comprovantes de renda de acordo com a sua realidade familiar. Veja mais detalhes no edital.

Em caso de dúvidas, a Coordenação de Apoio ao Discente (CAD) está à disposição pelo endereço de e-mail pnaes.sjdr@ifsudestemg.edu.br ou pelo telefone (32) 3379-4517.

Conheça o edital! Informações disponíveis aqui.

Saiba como se cadastrar no CadÚnico. Clique aqui

Faça sua inscrição aqui entre 12 e 22 de maio no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdMCK-vyCR2STYmsMpCskjl1srgyAZ53SmL9JIn_DX4LEfwBg/viewform?usp=sf_link

Texto: Igor Cerri

Edição: Juliana Rodrigues