Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 06 > Alunos do curso Técnico Integrado realizam exposição sobre Anne Frank

Alunos do curso Técnico Integrado realizam exposição sobre Anne Frank

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado apresentam, dia 01 de julho a partir das 14h30 a “Exposição Anne Frank: vida interrompida, sonhos enclausurados”.
Exposição Anne Frank: vida interrompida, sonhos enclausurados

Os alunos do 2º do ano do Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei apresentam na próxima sexta-feira, dia 01 de julho a partir das 14h30 a “Exposição Anne Frank: vida interrompida, sonhos enclausurados”.

A proposta surgiu a partir dos alunos dos 2º anos dentro da disciplina de Língua Portuguesa. Ao discutirem sobre o tema “Projeto de Vida” foram convidados a fazer a leitura do livro o “Diário de Anne Frank”. Os alunos sentiram-se tocados pela vida e história da menina judia perseguida e morta em 1945 no campo de concentração de Bergen-Belsen durante a 2ª Guerra Mundial quando os alemães invadiram a Holanda.

“Os alunos perceberam como nossos projetos de vida estão totalmente imbricados com o momento sócio-histórico em que estamos”, explicou a Professora Janaína Rufino, idealizadora do projeto e explica o título da exposição “Neste contexto, os alunos se viram diante da história de Anne Frank, a partir da leitura do livro. Uma história real de uma menina que teve sua vida interrompida e seus sonhos enclausurados”, reforça.

Os estudantes do Ensino Médio Integrado, envolvidos e impactados pela história, preparam uma exposição que tem como objetivo materializar uma história que não pode ser esquecida devido sua importância e aos horrores que representaram os crimes de guerra desse período.

A exposição terá início às 14:30 e seu término será às 17:30. Acontecerá no Laboratório de Humanidades, térreo do Prédio 02 do Campus São João del-Rei. A entrada é livre e gratuita.

Sobre Anne Frank

Segundo o site oficial, annefrank.org, Anne Frank nasceu a 12 de junho de 1929 na cidade alemã de Frankfurt. Tem uma irmã, Margot, de cerca de três anos mais velha. A situação na Alemanha não era a melhor: havia poucos empregos e muita pobreza. E é nesse cenário que Adolf Hitler e o seu partido recebem o apoio de um número crescente de adeptos. Por causa desse ódio aos judeus e da má situação do país, os pais de Anne, Otto e Edith Frank, decidem mudar-se para Amsterdã.

A 1 de setembro de 1939, quando Anne tem 10 anos, a Alemanha nazista invade a Polónia: começa a Segunda Guerra Mundial. Passados uns meses, a 10 de maio de 1940, os nazistas também invadem a Holanda.

Na primavera de 1942, o pai de Anne tinha começado a instalar um esconderijo no anexo secreto da sua empresa, no nº 263 de Prinsengracht. Ele é ajudado pelos seus antigos colegas. Passado pouco tempo, mais quatro pessoas juntam-se a eles no Anexo Secreto. O espaço é muito apertado; Anne tinha de permanecer muito silenciosa e estava frequentemente com medo.

Pelo seu décimo terceiro aniversário, pouco antes de passar a viver no esconderijo, Anne recebe um diário de presente. Durante os dois anos em que permanece escondida, Anne escreve sobre o que se vai passando no Anexo Secreto.

Anne Frank relatou em seu diário os conflitos de uma adolescente e a tensão de se viver escondida sobrevivendo com a comida armazenada, a ajuda recebida de amigos, o sofrimento da guerra, os bombardeios que aterrorizavam a família, e a possibilidade de o “anexo secreto” ser descoberto e serem mortos a tiros. O anexo secreto foi descoberto em 04 de agosto de 1944 e a família foi dividida. Anne foi enviada para o campo de trabalho para mulheres, com a sua irmã e a sua mãe. Otto acabou num campo para homens.

No início de novembro de 1944, Anne é transportada novamente. Juntamente com a sua irmã, foi deportada para o campo de concentração de Bergen-Belsen. As condições em Bergen-Belsen são também miseráveis: quase não há comida, está frio, e Anne, como a sua irmã, fica com febre tifoide. Em fevereiro de 1945, ambas morrem das consequências dessa doença, primeiro Margot e pouco depois Anne.

De todos os que se escondiam no Anexo Secreto, apenas Otto, o pai de Anne foi o único que sobreviveu à guerra.