Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 06 > Estudo de demanda para oferta do curso Técnico em Análises Clínicas
conteúdo

Geral

Estudo de demanda para oferta do curso Técnico em Análises Clínicas

O objetivo do estudo de demanda é verificar o interesse da população de São João del-Rei e região no cursoTécnico em Análises Clínicas e, caso seja ofertado, o curso será presencial e gratuito.
Estudo de demanda para oferta do curso Técnico em Análises Clínicas no IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei

Estudo de demanda para oferta do curso Técnico em Análises Clínicas no IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei

Professores do Núcleo de Ambiente, Saúde e Segurança do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei estudam a possibilidade de oferecer um novo curso técnico da área de saúde, o curso Técnico em Análises Clínicas. O objetivo do estudo de demanda é verificar o interesse da população de São João del-Rei e região em realizar o curso Técnico em Análises Clínicas e, caso seja ofertado, o curso será presencial, gratuito e terá duração de três semestres (um ano e meio).

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (disponível aqui), o profissional Técnico em Análises Clínicas é habilitado para executar ações necessárias ao diagnóstico laboratorial, que compreendem a fase pré-analítica e analítica nos setores da parasitologia, microbiologia, imunologia, hematologia, bioquímica, biologia molecular, hormônios, toxicologia e líquidos corporais. Esse Técnico trabalha em locais como: Laboratórios de Análises Clínicas e de Diagnósticos Médicos em Hospitais, Clínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hemocentros e Laboratórios Veterinários, de Toxicologia, de Pesquisas Biomédicas, de Ensino,  de Controle de Qualidade em Saúde e de Microbiologia de Alimentos. A profissão é regulamentada pela Resolução nº 485, de 21 de agosto de 2008, do Conselho Federal de Farmácia (disponível aqui).


Campus, que já tem um histórico de 12 anos de uma bem sucedida  oferta de cursos na área de saúde, como o curso Técnico em Enfermagem, além das Especializações Técnicas em Enfermagem do Trabalho e em Saúde do Idoso, já possui grande parte dos recursos necessários para a oferta do curso Técnico em Análises Clínicas, como um corpo docente capacitado, infraestrutura e laboratórios acadêmicos. 

Através do questionário eletrônico, será levantada a demanda e o perfil dos interessados em realizar o curso. Por isso, respostas sinceras são muito importantes para o sucesso dessa pesquisa. O tempo para respondê-la é em torno de 10 minutos. Cada pessoa poderá responder o questionário apenas uma vez.

Caso concorde em participar do estudo de demanda, por favor, responda a este questionário: https://forms.gle/SUqNZJYpt3i7KcwX8

Agradecemos a valiosa atenção e colaboração de todos. Em caso de dúvidas, por favor, mandem e-mail para: chefianass.sjdr@ifsudestemg.edu.br
registrado em: