Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 09 > Campus São João del-Rei realiza X Integra IF neste sábado, 03

Campus São João del-Rei realiza X Integra IF neste sábado, 03

Como parte das atividades do segundo semestre de 2022, o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei apresenta no sábado, 03 de setembro, a nona edição do projeto Integra IF, como parte das atividades do sábado letivo.
Exibir carrossel de imagens Campus São João del-Rei realiza X Integra IF neste sábado, 03

Campus São João del-Rei realiza X Integra IF neste sábado, 03

Como parte das atividades do segundo semestre de 2022, o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei apresenta no sábado, 03 de setembro, a décima edição do projeto Integra IF, como parte das atividades do sábado letivo.

Será uma palestra on-line: “LIDERANÇA: do mundo VUCA ao mundo BANI” com Raquel Fernandes, técnica-administrativa do IF Sudeste MG- Campus Juiz de Fora e atual Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional do IF Sudeste MG.

O evento é voltado para os estudantes do Campus São João del-Rei, para os quais haverá lista de presença na descrição do evento. Mas, todos os interessados no tema podem participar. O evento será transmitido pelo Canal Oficial do IF Sudeste MG- Campus SJDR no YouTube.

O link da transmissão é:https://youtu.be/PJvU_qBljEg

Sobre o tema da palestra

Segundo o site https://www.zendesk.com.br/, Mundo VUCA x Mundo BANI são termos que foram criados com o objetivo de facilitar a compreensão sobre a realidade que vivemos, tendo como base as mudanças mais significativas que acompanham as transições pelas quais a humanidade passa e buscando uma forma de olhá-las por outra ótica.

O termo mundo VUCA foi criado pelo Exército dos Estados Unidos, logo após o fim da Guerra Fria, com o propósito de descrever as transformações mundiais ocorridas, quais seriam as possíveis novas dinâmicas e como deveria ser o modo de agir dos militares caso outros conflitos viessem a acontecer. A sigla VUCA é utilizada para identificar os termos em inglês volatilityuncertaintycomplexity ambiguity que, em português, significam Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

O termo mundo BANI foi definido por conta da pandemia do novo coronavírus, porém, na verdade, ele foi determinado um pouco antes dessa fase, em 2018, pelo antropólogo e futurologista Jamais Cascio, durante um evento organizado pelo Institute For The Future (IFTF). É possível dizer que o período pandêmico o potencializou e o reforçou.

A sigla BANI se refere às principais características desse atual conceito de como o mundo está se apresentando que são: B (brittle) = Frágil; A (anxious) = Ansioso; N (nonlinear) = Não-linear e I  (incomprehensible) = Incompreensível.

Sobre a palestrante:

Raquel Fernandes- Bacharel em Administração – pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1999), MBA em Gestão de Marketing e Negócios pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001). Administradora do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora, desde 2013, onde ocupou a função de Diretora de Extensão e Relações Comunitárias (2018-2021). Atualmente, pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da Gestão 2021-2025.

Já atuou também como docente das áreas de Marketing, Organização Sistemas e Métodos, Qualidade Total e Comunicação Institucional. Possui ainda experiência em planejamento estratégico e mentoring em gestão de carreiras.