Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 09 > CELL promove segunda edição da Oficina Desembola para redação

CELL promove segunda edição da Oficina Desembola para redação

A oficina terá como objetivo desenvolver a escrita de textos que prezam pela fluência, argumentação consistente e senso crítico, que são critérios exigidos aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
CELL PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DA OFICINA DESEMBOLA PARA REDAÇÃO

Setembro já chegou e logo, logo é o momento mais esperado pelos alunos que concluirão o Ensino Médio, as provas do ENEM. Este é o primeiro ano que o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei terá turmas de Ensino Médio Integrado (Edificações e Meio Ambiente) aptas a prestar o exame, já que as turmas iniciaram em 2020. Por isso, os professores da área das Linguagens depois do sucesso das atividade promovidas em maio de 2022 e vão oferecer a segunda edição da oficina “Desembola”.

A oficina “Desembola” tem como objetivo desenvolver a escrita de textos que prezam pela fluência, argumentação consistente e senso crítico, que são critérios exigidos aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A oficina será organizada em dois momentos de encontros semanais: um que terá como tema a escrita criativa e o segundo que se dedicará à organização dos textos argumentativos. Os encontros tem início em 20 de setembro, terça-feira.

Como funciona:

- Os encontros da oficina de Escrita Criativa vão acontecer às terças-feiras de 15:50 às 17:30 na sala 1202 – Prédio 01 no campus IF Sudeste MG campus SJDR.

- Para as atividades relativas à redação de texto argumentativos.

Quinzenalmente os alunos inscritos serão convidados a produzir um texto orientado pelos estagiários de Letras nos moldes do texto solicitado no Enem. Em contato com os estagiários, os alunos poderão marcar encontros pessoais para o feedback relativo à correção dos textos nos seguintes dias e horários 3ª 15:30 às 17:30 e 5ª 15:30 às 17:30.

*Serão realizadas 03 oficinas com os alunos do 3º ano em parceria como o professor Ailton. (somente para alunos do 3º ano do EMI do IF Sudeste MG campus SJDR)

Link para inscrição: https://forms.gle/UyEbZJvQbD7GkoMfA

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail: cell.sjdr@ifsudestemg.edu.br

Sobre a Oficina Desembola

A oficina Desembola é uma ação vinculada ao Programa de Extensão Centro de Linguagens e de Letramentos e assume assim seus conceitos teóricos, metodológicos e extensionistas. Partiremos da ideia de que são necessárias três etapas essenciais a serem seguidas na oficina durante a produção dos textos: planejamento, escrita e reescrita (Irandé Antunes).

A oficina Desembola tem como público-alvo as turmas do Ensino Médio Integrado do IF Sudeste MG campus SJDR e de escolas parceiras, dado a urgência, intensifica-se o volume de produções e avaliações que seguem, criteriosamente, as competências e habilidades do ENEM.