Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 11 > IF na Praça agita o sábado com saúde, esporte e arte

IF na Praça agita o sábado com saúde, esporte e arte

O evento tradicional com a comunidade aconteceu em frente ao 38º Batalhão da Polícia Militar e parte do passeio da Avenida Leite de Castro

“A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte”. Depois de dois anos sem acontecer, o IF na Praça do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei chegou no sábado, 19,  com “fome” de encontro, de saúde e de arte.

O evento que é considerado uma das atividades extensionistas mais tradicionais do Campus São João del-Rei, tendo sua primeira edição em 2011, voltou a sua edição presencial contando com diversas atrações para todas as idades.

Estima-se que mais de 1000 pessoas tenham participado contando com docentes, técnicos administrativos, alunos, familiares, parceiros e comunidade onde aconteceram as seguintes atividades:

- Apresentação da Banda de música da PM ;
- Apresentação do Projeto Music Brothers;
- Apresentação de acordeom pela aluna DUDA do curso Técnico em Meio Ambiente;
- Apresentação artística da aluna, Benvinda, com a Pena de pau ;
- Passeio ciclístico;
- Atendimento jurídico do PROCON;
- Atendimento da UAI, com inscrição em vagas de  emprego, pedido de documentos, prova de vida e ETC.
- Cortes de cabelo e penteados do SENAC;
- Aferição de glicose e pressão arterial;
- A atividade de primeiros socorros foi para engasgos e parada respiratória. Para bebês crianças e adultos
-Acolhimento para as pessoas portadoras de estomia;
- Troca de mudas de plantas;
- Atividade de dança;
- Apresentação de Robótica;
-Adoção consciente  de animais;
- Diversão para crianças- pipoca, sacolé, picolé e pula-pula, peteca, corda e pintura.
- Contação de histórias;
-Varal de poesias;

Para se ter uma ideia do tamanho movimento e participação, somente em termos de doações e troca de mudas, foram distribuídas e trocada em torno de 1.000 unidades.

Pedalar é preciso

Uma atração à parte foi o Passeio Ciclístico. Muitos servidores, além de já “vestirem a camisa”, vestiram o capacete e pedalaram da sede do 38° do Batalhão da Polícia Militar e seguiram até a Fazenda do Pombal, em um trecho de 9,9 km de distância, somando cerca de 20 km no total. Foram em torno de 60 inscrições e mais de 50 participantes compareceram.

E teve premiação com distribuição promovida pela parceria com a Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de São João del-Rei. Teve bicicleta antiga, nova, esportiva, infantil em diversas modalidades.

“O IF na Praça parte do pressuposto que, ações sociais são o pilar da comunicação com a sociedade e uma verdadeira interação com a comunidade, possibilitando a formação profissional e cidadã para a comunidade interna e externa ao IF Sudeste MG,  fortalecendo parcerias com outras instituições e principalmente permitir aos participantes momentos de interação”, explica Professora Ivete Sara, diretora de Extensão, responsável pelo evento junto a comissão organizadora formada para esse fim.

Segundo Professora Ivete, foram seis meses de trabalhos intensos para a organização do IF na Praça. “Foi emocionante ver a movimentação, a alegria, o entusiasmo dos colegas, dos amigos, dos alunos e da comunidade. Estávamos felizes em  retornar depois de dois anos de pandemia”, concluiu a diretora.