Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 12 > Campus São João del-Rei promove gincana para doações do IF Solidário

Campus São João del-Rei promove gincana para doações do IF Solidário

Iniciativa tem como objetivo potencializar as doações na reta final do projeto de arrecadação para o Natal

“Quem tem fome tem pressa”. A famosa frase do sociólogo mineiro Herbert de Souza, o Betinho, um dos maiores símbolos de cidadania do país nos anos 1990, retrata a urgência do cenário de miséria extrema que voltou a assombrar o Brasil após a pandemia da COVID-19. Atualmente, 33 milhões de pessoas no país estão em extrema pobreza.

Diante deste cenário e visando cumprir sua missão institucional de ser uma instituição voltada às questões sociais, em 2022 o IF Sudeste MG lançou o programa IF Solidário.

Agora, no final do ano, próximo ao Natal, o IF Solidário promove mais uma campanha de arrecadação nas 10 unidades do IF Sudeste MG e no Campus São João del-Rei a arrecadação ganhará um reforço com a promoção de uma gincana entre as turmas. A campanha segue até 14 de dezembro.

Na unidade sanjoanense foi realizada a parceria com a ONG Nova Geração Brasil. Segundo a demanda da organização, o foco das doações será: arroz, macarrão, massa de tomate e açúcar. No entanto, outros alimentos não perecíveis e roupas, sapatos e brinquedos usados também serão de grande ajuda. A previsão da entrega à ONG Nova Geração é dia 19 de dezembro, a ser confirmado com a instituição.

Como ajudar

Assim como na primeira etapa do IF Solidário, qualquer pessoa pode contribuir. As entidades parceiras do projeto serão as responsáveis pela distribuição das arrecadações. Há pontos de coleta espalhando dentro da sede do Campus.

Gincana entre turmas

A solidariedade também pode ser divertida. Para reforçar as doações dos itens de maior necessidade, a Diretoria de Extensão do Campus São João del-Rei está organizando uma gincana de arrecadação entre as turmas do campus.

Para participar as turmas poderão entregar suas doações entre os dias 06 e 13 de dezembro, das 14h às 21h na sala da Diretoria de Extensão no Prédio 02, sala 2245. Para fins de pontuação, a entrega deverá ser feita diretamente na Extensão. Vale lembrar que nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo Fifa 2022, não haverá expediente.

A turma com mais pontos ganha, para concorrer é preciso um mínimo de 150 pontos, um passeio especial a Carrancas/MG oferecido com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de São João del-Rei.

Confira a tabela de pontuação:

- 5 kg de arroz- 20 pontos

- 5 kg de açúcar- 15 pontos

- 1 kg de feijão- 10 pontos

- 1 litro de óleo de soja- 10 pontos

- 1 kg de macarrão- 5 pontos

- 1 sachê de molho de tomate- 3 pontos

- 1 litro de leite caixinha- 5 pontos

Multa solidária

Outra iniciativa será a arrecadação por meio de doações de alimentos para converter as multas em atraso da entrega de livros na Biblioteca do IF Sudeste MG- Campus SJDR.

Segundo a orientação da bibliotecária, Thaís Helena Silva, atraso sempre é considerado quando o usuário não entrega o livro no prazo estipulado. O empréstimo domiciliar de livro tem um prazo de sete dias corridos, o usuário pode renovar os livros por um período igual até dez vezes consecutivas. Caso o usuário não devolva ou renove o livro dentro do prazo já é considerado atraso na devolução do material. Nesse caso, o sistema gera uma suspensão de empréstimos para o usuário de três dias úteis  para cada livro e cada dia de entrega  em atraso.

Para quitar esse atraso, poderão ser feitas as doações dos mesmos itens da gincana, para substituir a suspensão do empréstimo.

Sobre o IF Solidário

O IF Solidário, projeto idealizado para atender famílias em vulnerabilidade social das comunidades onde o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais atua, retorna neste fim de ano com espírito natalino. Desta vez, para tornar mais feliz o Natal de muitas pessoas em Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá, serão recebidas, nas unidades do Instituto Federal, doações de brinquedos, roupas, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene pessoal (vale conferir na tabela os itens prioritários para cada unidade).

Com a intermediação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e demais instituições parceiras, o IF Solidário apoiou no primeiro semestre deste ano centenas de famílias que tiveram prejuízos materiais causados pelas fortes chuvas no Sudeste de Minas Gerais. Todos os dez municípios com unidades da instituição foram atendidos.

Antes do IF Solidário, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais já havia participado de uma corrente de solidariedade no contexto da pandemia da Covid-19 por meio do projeto Educação e Cidadania, em 2020 e 2021.