Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2022 > 12 > IF Sudeste MG divulga oportunidade para alunos de Letras na França

IF Sudeste MG divulga oportunidade para alunos de Letras na França

Trata-se da divulgação de edital para alunos de Letras, que tenham proficiência B1 em francês, do Programa Assistentes Brasileiros de Língua Portuguesa na França Ano letivo 2023.
IF Sudeste MG divulgação oportunidade para alunos de Letras na França

A Assessoria de Relações Internacionais do IF Sudeste MG divulga nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, uma oportunidade vinda da Embaixada da França no Brasil.

Trata-se da divulgação de edital para alunos de Letras, que tenham proficiência B1 em francês, do Programa Assistentes Brasileiros de Língua Portuguesa na França Ano letivo 2023.

Podem participar do programa estudantes brasileiros que estejam:

-  Matriculados no último ano da graduação em letras ou em letras português-francês numa universidade brasileira,

-  Com idade de 20 a 30 anos,

-  Que residam no Brasil,

-  Com bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

-  Caso já tenham realizado a graduação em Letras ou Letras Português/Francês, o candidato deve estar matriculado em outro curso superior (uma segunda graduação, mestrado, doutorado ou especialização).

Sobre o programa

Segundo o site oficial do programa, sob a direção de France Education International em parceria com a Embaixada da França, esse programa de assistente de língua portuguesa na França tem por objetivo oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de mergulhar na língua e na cultura francesas, levando aos estabelecimentos escolares a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura.

Por conseguinte, apenas brasileiros, falantes de língua materna brasileira, que estudem no Brasil, poderão ser selecionados para este programa.
Durante sua permanência na França, os assistentes brasileiros, que beneficiarão do status de funcionários temporários do Estado francês, terão a possibilidade de se inscrever numa universidade, desde que a atividade e o curso escolhido não tragam prejuízo à sua função de assistente no estabelecimento para onde tiverem sido designados.

Inscrições

France Education International lançou uma nova plataforma de candidatura: ADELE, a fim de melhor acompanhar os candidatos e os parceiros no processo de recrutamento.

Para o ano de 2023-2024, todos os candidatos devem postular suas candidaturas por meio desta plataforma. Segue abaixo o link do tutorial destinado aos candidatos:

Confira aqui Tutorial para os candidatos

Segue os links dos chamados em versão francesa e portuguesa:

Em português:           https://br.ambafrance.org/Programa-assistentes-brasileiros-de-lingua-portuguesa-na-Franca-Ano-letivo-2023

Em francês:          https://br.ambafrance.org/Programme-d-assistants-de-langue-portugaise-en-France-Annee-scolaire-2023-2024