Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 01 > Alunos visitam Usina de Triagem e Compostagem de Coronel Xavier Chaves

Alunos visitam Usina de Triagem e Compostagem de Coronel Xavier Chaves

Visita foi coordenada pelas docentes da área ambiental Alessandra Fernandes e Fernanda Aihara
Exibir carrossel de imagens Alunos visitam Usina de Triagem e Compostagem de Coronel Xavier Chaves

Alunos visitam Usina de Triagem e Compostagem de Coronel Xavier Chaves

Já estamos em 2023, mas as atividades referentes ao segundo semestre de 2022 se encerraram oficialmente nesta sexta-feira, dia 20 de janeiro.

Por isso, em dezembro de 2022 muitas atividades acadêmicas estavam a todo vapor, entre elas, as visitas técnicas. Uma das foi à Usina de Triagem e Compostagem de Coronel Xavier Chaves (Coroas) no dia 08 de dezembro.

Apesar de ser feriado em São João del-Rei, em Coroas, como o município é conhecido, os responsáveis pela Usina de Triagem e Compostagem receberam os alunos dos cursos Técnico Integrado ao Meio Ambiente ( Ensino Médio) e o curso de graduação em Gestão Ambiental sob a supervisão das docentes Alessandra Fernandes e Fernanda Aihara.

Chegando a unidade, o grupo foi recebido pelo prefeito municipal de Coronel Xavier Chaves, Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto  e pelos servidores da Usina, na qual estão atuando, inclusive, alunos e ex-alunos do Campus São João del-Rei, tanto do curso de Gestão Ambiental quanto da Pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.

“A visita técnica à Usina de Triagem e Compostagem tem como objetivo fortalecer o conteúdo teórico ministrado na disciplina “Gestão Ambiental de Resíduos” nos cursos da área ambiental, tornando-se uma forma diferenciada de agregar conhecimentos que contribuirão para a formação do aluno”, explica a Professora Alessandra.

Desta forma, segundo a docente, os alunos  tiveram a oportunidade de ver na prática a teoria vivenciada em sala de aula. “Além disso, esta visita despertou o interesse do aluno para a atuação profissional na área de tratamento de resíduos, além de contribuir para o desenvolvimento de competências que não foram contempladas com a formação teórica”, reforça Alessandra.

Os alunos puderam ainda conhecer o viveiro de mudas, conferir como o trabalho é desenvolvido e ganharam mudas de plantas hortaliças.

Como é a coleta em Coronel Xavier Chaves?

Conforme o site da Prefeitura Municipal (http://coronelxavierchaves.mg.gov.br/prefeitura/2021/11/25/coleta-seletiva) em Coronel Xavier Chaves, há três classificações para o lixo doméstico:

● Lixo orgânico, composto por restos de alimento, folhas de jardim etc;
● Lixo não reciclável, composto por lixo de banheiro, tecidos, isopor e outros materiais que não podem ser reaproveitados;
● Lixo reciclável, composto por plásticos, papéis, vidros e metais.

A coleta desses materiais é feita em alguns dias específicos da semana: o lixo orgânico e o lixo não reciclável são coletados na 2ª e na 6ª feira, enquanto o lixo reciclável é coletado apenas na 4ª feira. É importante ressaltar que a coleta seletiva é obrigatória no município, e, por esse motivo, o caminhão não leva seu lixo para a Usina se os materiais estiverem misturados ou se forem colocados para fora no dia errado.

Ao chegar na Usina, o caminhão deposita o lixo na área de recebimento. De lá, os funcionários levam os resíduos para uma banca de triagem, onde o lixo é novamente separado. O lixo orgânico é depositado em um pátio de compostagem onde fica por 120 dias até ser convertido em adubo. O lixo reciclável, por outro lado, é prensado, pesado e vendido para empresas de reciclagem em leilões públicos.