Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 03 > Aluna do IF Sudeste MG medalha de ouro na OBBiotec ganha bolsa de pesquisa

Aluna do IF Sudeste MG medalha de ouro na OBBiotec ganha bolsa de pesquisa

Exibir carrossel de imagens Aluna do IF Sudeste MG medalha de ouro na OBBiotec ganha bolsa de pesquisa

Aluna do IF Sudeste MG medalha de ouro na OBBiotec ganha bolsa de pesquisa

O ano mal começou e o semestre está só no início e o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei está cheio de motivos para comemorar. Além dos alunos do Ensino Médio Integrado que conquistaram suas vagas em cursos de graduação em diversas instituições de ensino superior, uma aluna do 2º ano do Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio, Salomé Noãn Assunção, medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) 2022 foi agraciada com uma bolsa de Iniciação Científica Júnior pela OBBiotec/CNPq.

A aluna desenvolverá durante todo o ano de 2023 a pesquisa intitulada “Avaliação Comparativa da Qualidade Ambiental da Água, Esgoto Doméstico e Efluente Industrial do Bairro Tejuco: Um Estudo em São João del-Rei – MG” e terá como orientadoras as professoras Alessandra Fernandes, Monik e Diniz e Fernanda Aihara, todas com ampla experiência na área de pesquisa.

Salomé também participará do curso “A pesquisa Científica”, iniciado em março, ofertado por pesquisadores da OBBiotec e será também auxiliada pelas orientadoras/tutoras do IF Sudeste MG. Esse curso busca propiciar ao estudante, uma visão geral sobre a pesquisa e o método científico.

Para a professora Alessandra, coordenadora e representante do IF Sudeste na OBBiotec, “As olimpíadas científicas, de forma geral, têm estimulado muitos jovens a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias. Além disso, algumas competições procuram estabelecer um intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do estudante, explica.

Segundo a docente, a OBBiotec ainda permite a obtenção de bolsas de pesquisa aos medalhistas, propiciando uma oportunidade a mais para os alunos conhecerem e atuarem diretamente em pesquisa desde cedo, “incitando o amor à ciência e permitindo futuros diferenciados com novas oportunidades”, reforça.

“Em nome da Diretoria de Pesquisa, cumprimento a aluna pela destacada participação na OBBiotec. É motivo de orgulho para todos nós vermos nossos alunos brilhando em eventos científicos”, declarou a diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Professora Isabel Schiavon.

Sobre a OBBiotec

A OBBiotec foi pensada por pesquisadores de todo o Brasil para estudantes do ensino básico e conta com a parceria do IF Sudeste MG. Toda participação dos estudantes na Olimpíada é realizada por sistemas de provas on-line e conta com a preparação dos alunos pela equipe multidisciplinar de docentes do campus São João del-Rei. Vários cursos e materiais de apoio são disponibilizados para estudantes e professores.