Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 03 > Campus São João del-Rei divulga balanço sobre I Jogos Interclasse do EMI

Campus São João del-Rei divulga balanço sobre I Jogos Interclasse do EMI

Os I Jogos Interclasse que movimentou os alunos do Ensino Médio Integrado, cursos técnicos de Edificações e Meio Ambiente, do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei.

Já estamos em final de março, mas ainda tem notícias do último semestre que vale a pena destacar. Aconteceu, no final do mês de dezembro, os I Jogos Interclasse que movimentou os alunos do Ensino Médio Integrado, cursos técnicos de Edificações e Meio Ambiente, do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei.

As equipes foram formadas pelos estudantes unindo os dois 1º anos, os dois 2º anos e os dois 3º anos dos cursos Técnicos Integrados. Foram oferecidas várias modalidades esportivas, dentre as quais: futsal, voleibol, basquetebol, xadrez, dama, cabo de guerra e a grande novidade que é o tapembol.

As equipes formadas eram mistas, ou seja, com a participação de alunos de ambos os sexos em um mesmo time. Cada modalidade tinha o seu técnico, que era um professor ou professora dos respectivos cursos integrados.

“Além do clima de disputa que tomou conta das partidas, o que se pôde observar foi uma verdadeira confraternização entre os alunos e professores. A torcida deu um show à parte levando, além dos gritos e TNT’s coloridos, também os batuques, as bandeiras e cornetas para sacudir os presentes”, contou o professor de Educação Física, André Furtado, um dos organizadores do torneio.

As atividades tiveram início na parte da manhã do dia 22 de dezembro com uma cerimônia de abertura e com a presença da Diretora Geral Professora Teresinha Magalhães, do professor de Educação Física, André Furtado e do Secretário Municipal de Esportes, Marcos Nascimento.

Vale destacar o apoio dado pela Secretaria Municipal de Esportes,  para a realização do I Jogos Interclasse, em parceria com o projeto IF em Movimento, um das ações extensionistas do Campus São João del-Rei. O apoio constou do empréstimo com equipamentos esportivos, aparelho de som, árbitros e a doação da premiação por meio de medalhas e troféus.

Além disso, a Secretaria de Esportes da prefeitura premiou o 2º ano integrado (equipe vencedora) com um passeio turístico na cidade de Carrancas. Segundo o professor André Furtado, a valorização do esporte no Campus São João del-Rei é parte da formação integral dos nossos alunos. A competição, segundo ele, é trabalhada com fins educativos e não excludentes. “Acho que atingimos o nosso objetivo. Foi uma oportunidade para ver os alunos felizes em um clima de interação, tranquilidade e diversão. Proponho que, para as próximas edições, o torneio interclasse aconteça no início do ano letivo para promover uma melhor integração entre os nossos alunos”, conclui o professor.

Texto e fotos: André Furtado

Edição: Juliana Rodrigues