Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 03 > Campus São João del-Rei moderniza seus laboratórios de informática com novas máquinas

Destaque

Exibir carrossel de imagens Campus São João del-Rei moderniza seus laboratórios de informática com novas máquinas

O IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei iniciou o primeiro semestre de 2023 com novidades. Visando modernizar seu acervo tecnológico, o IF adquiriu 91 novos computadores que substituíram por completo os 03 Laboratórios de Informática da instituição e novas aquisições para outros laboratórios estão previstas ainda para o primeiro semestre deste ano.

Além de serem computadores novos, com monitores maiores e capacidade de processamento maior, em dois dos laboratórios as máquinas ainda contam com teclados especiais com teclas para alunos de baixa visão, o que permite a acessibilidade nos laboratórios de Informática. Além disso, chegarão em breve mais 10 notebooks e outros dois laboratórios ainda serão totalmente equipados com os computadores que estão previstos até julho. Ao todo, já foram investidos R$357.518,00. Desse montante, 72 computadores já se encontram instalados e em condições de uso para este semestre, que iniciou em 27 de fevereiro.

Em relação aos computadores que já se encontravam nos laboratórios e que foram substituídos, 80 deles estão previstos de serem cedidos para outros dois campi do IF Sudeste MG: Campus Avançado Cataguases e Campus Avançado Ubá. Vale lembrar que em 2020 o Campus teve sua sede bastante atingida pela maior chuva da história recente do município. Além dos 40 computadores cedidos para Ubá, o Campus SJDR cederá ainda mais 80 conjuntos escolares.

Os Laboratórios de Informática além de atenderem um público de cerca de 1.300 alunos matriculados na unidade segundo a Plataforma Nilo Peçanha, ainda atendem aos alunos da Escola Municipal Carlos Damiano Fuzatto que funciona nas mesmas instalações do Campus com alunos da Educação infantil e do Ensino Fundamental II. Além disso, quando solicitado o Campus realiza parcerias com instituições públicas, beneficentes ou sem fins lucrativos para o empréstimo para atividades de reuniões e capacitações.

Segundo Lívia Dias de Paula Porfírio, coordenadora de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Campus São João del-Rei, o objetivo dessa aquisição é atender às necessidades de manutenção e atualização dos equipamentos em alinhamento ao Objetivo Estratégico 12 do PDI vigente (2021-2025). “Isso permite oferecer equipamentos que apresentem desempenho satisfatório para as atividades acadêmicas, com o sistema operacional atualizado”, reforça Lívia. Em suma, as novas máquinas vão auxiliar nos processos educacionais, de pesquisa e extensão dos usuários da comunidade sanjoanense.

Outra novidade, é que foi montado no final de 2022 com recursos adicionais foi o Laboratório IF Maker que conta com impressoras 3D, além de estrutura para desenvolvimento de projeto de robótica e Inteligência Artificial. A previsão é que o laboratório desenvolva projetos abertos à comunidade ainda este ano.