Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 04 > Biblioteca lança concurso cultural para escolha de novo nome do espaço

Biblioteca lança concurso cultural para escolha de novo nome do espaço

A Biblioteca do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei está de cara nova. Nos próximos dias, o espaço retorna para seu local que teve obras de renovação do piso e pintura e para marcar esta nova etapa, o espaço agora busca um nome.
BIBLIOTECA LANÇA CONCURSO CULTURAL PARA ESCOLHA DE NOVO NOME DO ESPAÇO

A Biblioteca do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei está de cara nova. Nos próximos dias, o espaço retorna para seu local que teve obras de renovação do piso e pintura e para marcar esta nova etapa, o espaço agora busca um nome.

Tradicionalmente, em instituições de ensino públicas, as bibliotecas recebem um nome como homenagem a uma personalidade, autoridade, escritor ou artista de expressão do município ou região. Outras unidades do IF Sudeste MG, como o Campus Barbacena e Rio Pomba, já possuem seus nomes.

Por isso, a  Diretora-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei, no uso de suas atribuições legais, torna público nesta quarta-feira, dia 19 de abril, o Edital n.º 09/2023, destinado às inscrições e à escolha do nome da Biblioteca do referido campus.

Segundo a Chefia de Gabinete, o objetivo é propor à comunidade a escolha de uma pessoa, que tenha contribuído para a educação, ciência e/ou tecnologia em São João del-Rei e região, para receber uma homenagem e ter seu nome atribuído à Biblioteca.

As propostas podem ser enviadas entre os dias 19 de abril a 02 de maio e serão analisadas por uma comissão composta pelas servidoras da Biblioteca e representantes docentes dos Núcleos Acadêmicos.

Vale ressaltar que não serão aceitas propostas de homenagens a pessoas vivas, pessoas que tenham se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escravizada, em qualquer modalidade, ou pessoas com histórico de infração ou apoio a qualquer tipo de violência ou preconceito por questões de raça, etnia, gênero, orientação sexual, credo, origem geográfica ou condições física e socioeconômica.

Após aprovação pela Comissão de Análise, haverá votação para escolha do homenageado. A eleição ocorrerá de forma on-line pelo Sistema Helios. São eleitores os servidores docentes e técnico-administrativos pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente e os discentes regularmente matriculados em cursos técnicos integrados, técnicos de nível médio, de graduação e pós-graduação, presenciais ou a distância, do Campus São João del-Rei, na data da votação. A votação ocorrerá no dia 23 a 25 de maio.

A proposta deverá ser enviada por meio do preenchimento do formulário https://forms.gle/77fxDGVXUVFoR2nH8, no prazo definido no cronograma.

Para conferir o cronograma e o edital do concurso cultural, clique aqui