Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 04 > Campus São João del-Rei divulga programação para o VI ERAS
conteúdo

Extensão

Campus São João del-Rei divulga programação para o VI ERAS

O VI Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS) terá como tema "Sentidos do aquilombar-se: diálogos, andanças, território e construção de palavras germinantes"
Exibir carrossel de imagens CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI DIVULGA PROGRAMAÇÃO PARA O VI ERAS

CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI DIVULGA PROGRAMAÇÃO PARA O VI ERAS

Chegou o grande dia! A Comissão Organizadora e a Comissão Científica do VI Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS) convidam a todos para prestigiar a programação completa do evento que começou hoje, dia 26, com atividades a partir das 13h e segue até quinta-feira, 27 de abril

Com o tema Sentidos do aquilombar-se: diálogos, andanças, território e construção de palavras germinantes, a sexta edição do Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS) propõe o debate das temáticas que interseccionam educação, pesquisa, gênero, raça, classe, políticas públicas e lutas pelo território que configuraram os Quilombos e as comunidades quilombolas no Brasil. O objetivo do evento é contribuir para a construção e troca de saberes e experiências numa perspectiva de romper com um imaginário socialmente construído sobre estes atores e suas comunidades.

Vale ressaltar é que esta edição, que corresponde ao ano de 2022, fez parte do Programa Aquilombar-se que foi financiado por meio do Edital 02/2022- Brasil é o Café e o Café é o Negro e contou com recursos que foram destinados pela ex-deputada federal Áurea Carolina para fortalecimento dos NEABIs ( Núcleo de Estudos Afro Brasileiros e Indígenas) do IF Sudeste MG, entre eles, o NEABI do Campus São João del-Rei.

Segundo a Comissão Organizadora, o VI ERAS reconhece a necessidade vital da superação das contradições que estão postas, das concepções que inferiorizam os saberes tradicionais dos povos negros populares e do descaso com as terras quilombolas sem demarcação. Por isso, coloca em cena outros sujeitos, outros saberes e “outras pedagogias” de ações coletivas.

O evento contará com diversas atividades e parcerias. A programação, totalmente presencial, inclui mesas redondas, rodas de conversa, apresentações culturais, dentre outras atrações.

"Na certeza da relevância institucional desta ação extensionista, vamos nos encontrar e celebrar o tema central que são os quilombos e os sentidos do aquilombamento", afirma o servidor Igor Cerri, presidente da Comissão Organizadora do VI ERAS.

Confira nos cards a programação dia a dia

 

Sobre o ERAS

Criado em 2016, chegando em 2022 a sua sexta edição, o objetivo do ERAS é promover reflexões sobre a temática, bem como se aprofundar nos debates que envolvem as políticas de ações afirmativas. Com as obras em execução do Campus São João del-Rei, a edição de novembro de 2022 foi alterada para março de 2023 e agora terá nova data em 26 e 27 de abril. 

A programação completa do evento e mais informações se encontram na página: http://www.even3.com.br/eras2023.

registrado em: