Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 04 > Campus São João del-Rei prorroga prazo de edital de atendimento aos estudantes em baixa condição socioeconômica

Destaque

Interessados poderão se inscrever até o dia 12 de abril de 2023. Outra novidade é que, para os calouros, será admitida Declaração de Matrícula emitida pela Coordenação de Registro Acadêmico

A Coordenação de Apoio ao Discente (CAD) do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei informa que foi prorrogado o prazo de inscrições para o processo de seleção referente ao Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica - 1º semestre letivo de 2023. Os estudantes interessados poderão se inscrever até às 23h59min do dia 12 de abril de 2023, quarta-feira da próxima semana. São público-alvo do programa estudantes dos cursos técnicos, de especialização técnica e de graduação do Campus São João del-Rei, cuja renda familiar mensal seja igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.

Mais uma novidade é que os calouros, ingressantes no 1º semestre letivo de 2023, poderão se inscrever apresentando Declaração de Matrícula emitida pela Coordenação de Registro Acadêmico para fins de comprovação de vínculo. Além disso, o número de matrícula deixou de ser item obrigatório para o preenchimento do formulário de inscrição. Para solicitar sua Declaração de Matrícula, os alunos ingressantes devem enviar e-mail para: requerimentosra.sjdr@ifsudestemg.edu.br.

Alunos veteranos deverão apresentar, necessariamente, o Atestado de Matrícula emitido através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O comprovante pode ser obtido por meio do seguinte passo a passo, no SIGAA: “Menu Discente” > “Ensino” > “Emitir Atestado de Matrícula”.

Sobre as modalidades do edital

Haverá duas modalidades de atendimento: Manutenção e Alimentação.

Na modalidade Manutenção, os contemplados terão direito a um suporte financeiro de R$ 250,00 mensais, entre março e dezembro de 2023, para contribuir com a sua permanência e apoio às demandas nas áreas pedagógica, de inclusão digital, acesso às tecnologias da informação, cultura e esporte, despesas com moradia, transporte, alimentação e atenção à saúde. Serão garantidas 92 vagas.

A modalidade Alimentação destina-se exclusivamente aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, que estudam em tempo integral nas terças, quartas e quintas-feiras. O auxílio garantirá almoço gratuito nas dependências da instituição, nos dias em que houver aulas nos turnos da manhã e da tarde, entre maio e dezembro de 2023. Os demais estudantes pagam subsídio no valor de R$ 3,00 para acesso à refeição.

Ao preencher o formulário eletrônico de inscrição, o estudante deverá anexar cópias digitalizadas dos documentos exigidos. As cópias deverão ser nítidas e legíveis (documentos escaneados ou fotos de boa qualidade). Não poderá ser atendido, em qualquer modalidade, o aluno que estiver com pendências relativas aos compromissos previstos nos editais anteriores do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica.

Documentos de comprovação

Os demais termos do edital permanecem idênticos. O comprovante de situação socioeconômica pode ser um dentre os seguintes documentos:

• Folha Resumo do CadÚnico, modelo V.7, devidamente atualizada (fornecida pelo Centro de Referência da Assistência Social - CRAS). A folha deverá estar datada, assinada e carimbada pelo órgão emissor.
  • Comprovante de cadastramento no CadÚnico atualizado, disponível no site https://cadunico.dataprev.gov.br/#/comprovante.

Se não for possível apresentar os documentos citados acima, o estudante deverá apresentar os comprovantes de renda de acordo com a sua realidade familiar. Mais detalhes se encontram no item 6.8 e no Anexo I do edital.

Em caso de dúvidas, a Coordenação de Apoio ao Discente (CAD) está à disposição pelo endereço de e-mail pnaes.sjdr@ifsudestemg.edu.br ou pelos telefones (32) 3379-4510 / (32) 3379-4517.

Para acessar o site, clique aqui

Para fazer sua inscrição acesse o formulário aqui