Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 04 > Campus São João del-Rei realiza palestra sobre Fake News neste sábado, 29

Campus São João del-Rei realiza palestra sobre Fake News neste sábado, 29

Como parte das atividades do primeiro semestre de 2023 o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei apresenta no sábado, 29 de abril, " Fake News em debate", como parte das atividades do sábado letivo.
CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI REALIZA PALESTRA SOBRE FAKE NEWS NESTE SÁBADO, 29

Como parte das atividades do primeiro semestre de 2023 e das ações e atividades recentes ligadas à cultura da paz nas escolas, o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei apresenta no sábado, 29 de abril, às 09h e 14h, uma palestra a respeito do impacto das fake news, suas origens e como podemos combatê-las

Será a palestra “FAKE NEWS EM DEBATE: a educação a favor de um olhar crítico sobre a mídia” com Juliana Rodrigues, jornalista, técnica-administrativa do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei e atual presidente do Comitê Editorial do IF Sudeste MG.

A palestra acontecerá de forma presencial para os alunos do Ensino Médio Integrado na sede do Campus, no Minianfiteatro do Prédio 02, sala 2252, às 09h e também será transmitido on-line  às 14h como atividade letiva para os alunos dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

O evento é voltado para os estudantes do Campus São João del-Rei, para os quais haverá lista de presença na descrição do evento. Mas, todos os servidores e  interessados da comunidade no tema podem participar. O evento será transmitido pelo Canal Oficial do IF Sudeste MG- Campus SJDR no YouTube.

O link da transmissão é:https://youtube.com/live/in5gXqHAV0o

Sobre o tema da palestra

Segundo o site https://mundoeducacao.uol.com.br, apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.

Não é de hoje que mentiras são divulgadas como verdades, mas foi com o advento das redes sociais que esse tipo de publicação popularizou-se. A imprensa internacional começou a usar com mais frequência o termo fake news durante a eleição de 2016 nos Estados Unidos, na qual Donald Trump tornou-se presidente. Fake news é um termo em inglês e é usado para referir-se a falsas informações divulgadas, principalmente, em redes sociais.

Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.

No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.

E como ficam as fake news nossas de cada dia? Isso inclui as notícias falsas associadas a episódios de bullying e ciberbullying como vem sendo tratado recentemente em diversos meios de comunicação, seja esses casos associados aos recentes ataques em escolas em todo país ou sendo o enredo central da atual novela das 21h da Rede Globo "Travessia", em que a protagonista Brisa, vê sua vida destruída por uma manipulação nas redes que associou seu rosto a um caso de sequestro infantil.

Em meio a proliferação de informações nas redes sociais, como identificar uma notícia falsa? Como lidar com os boatos e como ter uma relação mais crítica com os meios de comunicação? É justamente para responder a esta e outras questões que a palestra estará sendo ministrada por Juliana Rodrigues.

Sobre a palestrante:

Juliana Rodrigues- Formada em Comunicação Social, Bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG,2003). com Pós-graduação Especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF,2007) e Mestrado em Letras na linha de pesquisa Literatura e Memória Cultura na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ, 2014)

Possui experiência na área de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Incluindo atendimento ao cliente, desenvolvimento de plano de mídia e gestão de verbas das campanhas publicitárias. Experiência de 17 anos em Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna, Organização de eventos, Produção Executiva, Produção Publicitária para Rádio, TV, Cinema e Impresso. Planejamento de Comunicação e Marketing.

Foi professora assistente dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do Centro Universitário UNIFAMINAS em 2010 e 2011. Foi Coordenadora de Comunicação e Eventos do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais- Campus São João del-Rei por 10 anos e foi presidente do Comitê de Comunicação Social e Marketing do IF Sudeste MG. Atualmente, é presidente do Comitê Editorial do IF Sudeste MG e possui projetos de extensão na área de Letramento Racial e Ações Afirmativas.