Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 04 > Projeto de Extensão IF em Movimento publica balaço de suas atividades

Projeto de Extensão IF em Movimento publica balaço de suas atividades

Projeto IF em Movimento tem como objetivo a iniciação esportiva como um instrumento educacional

O Projeto de Extensão IF em Movimento: a iniciação esportiva como um instrumento educacional encerrou efetivamente suas atividades no dia 23 de janeiro, mas publica nesta semana um detalhado balanço sobre as ações realizadas no ano letivo de 2022.

O projeto é coordenado pelo docente de Educação Física Professor André Furtado e viabilizou a oferta de modalidades esportivas individuais e coletivas tanto para a comunidade interna, quanto para a comunidade externa do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei.

O projeto contou ainda como a contratação de um colaborador externo, professor de Educação Física, Bertolino. Os treinamentos, voltados para jovens entre 15 e 18 anos de idade, foram conduzidos pelos dois professores. As modalidades oferecidas foram: xadrez, atletismo, voleibol, basquetebol e futsal.

Segundo o Professor André Furtado, o maior legado deixado pelo projeto, foi a integração promovida pelas diferentes escolas públicas da cidade e o IF sanjoanense. “Formamos uma forte equipe de futsal masculino, que representou o nosso campus em diversos torneios da cidade. Equipe composta por alunos de diferentes escolas e que se identificaram com o nosso projeto e, consequentemente, pela bandeira do IF”, ressalta o professor.

Ao longo do projeto, foram diversas participações bem sucedidas, dentre as que merecem destaque: 1º lugar nos Jogos Unificados de Minas Gerais (JUMIG) nas modalidades de voleibol feminino, futsal e futebol Society masculinos e também 2º lugar com o time sub-17 de futsal no TIFS (Torneio de Futsal de Inverno do Athletic).

Além desses eventos, houve também aqueles em que a participação era restrita apenas aos alunos do IF, dentre eles: os Jogos Escolares Municipais (JEM) com o campus São João del-Rei em 2º colocado no voleibol feminino e 4º no futsal masculino e também a etapa local dos Jogos Internos dos Institutos Federais (JIF’s) com várias premiações no atletismo masculino e feminino, 3º lugar no basquete masculino, 3º lugar no vôlei masculino, 3º lugar no xadrez e 4º lugar no futsal masculino. Por último, houve a participação de três alunos do nosso campus na etapa nacional dos JIF’s, que aconteceu em São José do Rio Preto – SP, com vôlei de praia feminino e xadrez representado pelo aluno Miguel Agostini do Carmo que ficou em 9º lugar dos 72 participantes de todo o Brasil.

Fechando com chave de ouro

O encerramento do projeto aconteceu com a organização de um torneio de futsal do IF Sudeste – Campus São João del-Rei, em que participaram seis escolas da cidade. Também marcou o fechamento do projeto, o torneio dos I Jogos Interclasses que teve como participantes os alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente. Destaque para o apoio dado pela Secretaria Municipal de Esportes e pela Escola Municipal Carlos Damiano Fuzatto nas diversas ações e pela parceria no projeto.

“Os frutos colhidos com o projeto, ainda mais quando se trata de um contexto pós pandêmico, foram inúmeros. Isso demonstrou o potencial e a vocação do nosso campus para esporte. A ideia, daqui em diante, é que as ações esportivas sejam fortalecidas com os nossos alunos se identificando cada vez mais com a nossa instituição. Este foi apenas o primeiro passo”, conclui o professor André Furtado.