Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 05 > Alunos do Técnico em Enfermagem realizam visita técnica ao Museu de Ciências Morfológicas da UFMG

Extensão

Exibir carrossel de imagens Alunos do Técnico em Enfermagem realizam visita técnica ao Museu de Ciências Morfológicas da UFMG

No dia 16 de maio, os alunos do curso Técnico em Enfermagem e da Especialização Técnica em Saúde do Idoso do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei realizaram uma visita técnica ao Museu de Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, em Belo Horizonte. A atividade foi organizada pelas professoras Isabella Cristina Moraes Campos e Angélica Aparecida Amarante Terra, que acompanharam os alunos.

Segundo a Professora Isabella: "Este museu é o único desse tipo na América Latina. Lá, existem várias peças anatômicas, com diferentes tipos de cortes, as quais são muito interessantes para o conhecimento e crescimento profissional dos discentes. Portanto, a exposição está intimamente relacionada à disciplina “Anatomia e Fisiologia Aplicada à Enfermagem”.

Sobre o Museu

Um museu de Ciências Morfológicas, e com enfoque humano, desperta certa curiosidade até mesmo pelo título. As Ciências Morfológicas integram áreas do conhecimento fundamentais ao entendimento da estrutura e funcionamento dos organismos, como a Embriologia, que focaliza o desenvolvimento embrionário e fetal do indivíduo, desde a fertilização até o nascimento; a Anatomia, que estuda aspectos como forma, dimensão, constituição e localização dos diferentes órgãos e sistemas; a Citologia e Histologia, que abordam a intimidade microscópica e ultramicroscópica dos organismos, possibilitando o conhecimento de sua organização molecular, organelas, células e tecidos, bem como de suas interações morfofuncionais. O estudo das Ciências Morfológicas é básico para os cursos das áreas biológicas e da saúde e é fundamental para todo cidadão que busca conhecer o seu próprio organismo.

O MCM focaliza o organismo humano em abordagem sistêmica e interdisciplinar e busca, através da integração real ensino/pesquisa/extensão, ser um espaço de intercâmbio entre a Universidade e a comunidade. Com acervo peculiar, o Museu de Ciências Morfológicas mostra, através de exposições didático-científicas permanentes, peças anatômicas, esculturas em gesso e resina, fotomicrografias de células e tecidos aos microscópios de luz e eletrônicos, embriões e fetos em diferentes estádios de desenvolvimento, além de equipamentos de áudio e vídeo, que facilitam o trabalho didático e de divulgação científica realizados no Museu.

Texto e foto: Isabella Moraes

Edição: Juliana Rodrigues