Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 05 > Extensão abre inscrições para estudantes no Projeto IF em Movimento

Extensão abre inscrições para estudantes no Projeto IF em Movimento

O cadastro de discentes atletas ou interessados na prática de esportes será utilizado pelo projeto de extensão "IF em movimento: a iniciação esportiva como um instrumento educacional"
EXTENSÃO ABRE INSCRIÇÕES PARA ESTUDANTES NO PROJETO IF EM MOVIMENTO

Não só a educação, mas o esporte também transforma. Segundo Barbanti (2012), o esporte é um fenômeno cultural que reflete e sofre reflexos da sociedade e se relaciona com o nosso mundo social. A prática esportiva, nesse sentido, se torna mais que uma atividade física, torna-se uma possibilidade de mudanças no contexto social.

Pensando nisso, a Pro-Reitoria de Extensão promoveu o EDITAL 04/2023 - SUBMISSÃO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS DE ARTE, CULTURA, ESPORTE E LAZER) e dentro deste edital foi aprovado no If Sudeste MG- Campus São João del-Rei o Projeto "IF em Movimento: a iniciação esportiva como um instrumento educacional", que agora abre inscrição para estudantes interessados em participar.

O cadastro de discentes atletas ou interessados na prática de esportes está acontecendo até 31 de maio.   Os inscritos participarão das atividades projeto de extensão "IF em movimento",  coordenado pela servidora Amanda Carolina Costa Silveira e coorientado pelos servidores César Augusto Neves e Christian David do Nascimento. As informações coletadas também serão úteis para ações da Seção de Esporte, Cultura e Lazer, vinculada à Diretoria de Extensão.

Além dos alunos do Ensino Médio Integrado podem participar os alunos 9º ano da Escola Municipal Carlos Damiano Fuzatto

Para participar, basta preencher o formulário on-line no link: https://forms.gle/tVYK8j8wyzQjXRk88

Sobre o Projeto IF em Movimento

O projeto de extensão "IF em movimento: a iniciação esportiva como instrumento educacional" tem como objetivo contribuir para a formação integral e com a promoção da saúde e da qualidade de vida de discentes do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei e da Escola Municipal Carlos Damiano Fuzatto, por meio da prática de atividades esportivas. Os participantes do projeto terão apoio de servidores, de colaborador externo e de bolsistas no treinamento e no desenvolvimento em três modalidades: basquete, futsal e vôlei.

Inicialmente, o projeto será desenvolvido com discentes dos cursos técnicos integrados do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei e do 9º ano da Escola Municipal Carlos Damiano Fuzatto. Contudo, a Seção de Esporte, Cultura e Lazer, vinculada à Diretoria de Extensão, poderá utilizar o cadastro para planejar e desenvolver ações com os demais discentes.

Segundo o coorientador do projeto, César Augusto Neves, "muito além de uma prática corporal capaz de propiciar espetáculos e diversão ao público que assiste e participa, os esportes têm o potencial de estimular a qualidade de vida e promover a integração social de discentes dos diferentes estabelecimentos escolares", explica. Além disso, podem estimular a comunicação e a cooperação dentro de um grupo, refletindo também no comportamento em sociedade e fazendo com que o sujeito desenvolva capacidades que o permita solucionar os diversos problemas com os quais poderá se deparar.