Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 06 > Biblioteca será reinaugurada com novo nome no dia 20 de junho

Biblioteca será reinaugurada com novo nome no dia 20 de junho

A Biblioteca do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei está de cara nova e já tem um nome. A escolha do nome de Alexina de Magalhães Pinto foi por meio de Concurso Cultural com 03 homenageados
BIBLIOTECA SERÁ REINAUGURADA COM NOVO NOME DA BIBLIOTECA DIA 20

A Comissão Organizadora do Concurso Cultural e a Direção-Geral do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei convida a toda comunidade acadêmica e de São João del-Rei para a reinauguração da Biblioteca Alexina de Magalhães Pinto a ser realizada no dia 20 de junho de 2023 às 16h em frente a Biblioteca no Prédio 02.

A reinauguração ocorrerá durante a visita oficial do "Projeto Reitoria Presente" e por isso, terá a presença do Reitor Professor André Diniz e a equipe da Reitoria composta pelos pró-reitores e as direções de Gestão de Pessoas (DIGEPE) e Apoio Discentes (DIRAD).

A reinauguração contará com a seguinte programação:

Palestra "Vida e Obra de Alexina de Magalhães Pinto"- com Lúcia Monteiro Guimarães, do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei. (ATIVIDADE NA QUADRA ESPORTIVA)

- Apresentação cultural- com discentes da Graduação em Letras do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei.  (ATIVIDADE NA QUADRA ESPORTIVA)

- Descerramento da placa de reinauguração- (EM FRENTE À BIBLIOTECA)

- Visita à Biblioteca Alexina Magalhães Pinto

Sobre o Concurso Cultural

Tradicionalmente, em instituições de ensino públicas, as bibliotecas recebem um nome como homenagem a uma personalidade, autoridade, escritor ou artista de expressão do município ou região. Outras unidades do IF Sudeste MG, como o Campus Barbacena e Rio Pomba, já possuem seus nomes.

Por isso, a  Diretora-Geral do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei, lançou o Edital n.º 09/2023, destinado às inscrições e à escolha do nome da Biblioteca. As propostas foram enviadas até 02 de maio.  Após esta etapa do concurso cultural, a Biblioteca  estava em votação desde o dia 23 e terminou, após uma prorrogação, no dia 29 de maio, segunda-feira.

Segundo a Chefia de Gabinete, o objetivo é propor à comunidade a escolha de uma pessoa, que tenha contribuído para a educação, ciência e/ou tecnologia em São João del-Rei e região, para receber uma homenagem e ter seu nome atribuído à Biblioteca.

Vale ressaltar que não foram aceitas propostas de homenagens a pessoas vivas, pessoas que tenham se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escravizada, em qualquer modalidade, ou pessoas com histórico de infração ou apoio a qualquer tipo de violência ou preconceito por questões de raça, etnia, gênero, orientação sexual, credo, origem geográfica ou condições física e socioeconômica.

A eleição ocorreu de forma on-line pelo Sistema Helios. Participaram como eleitores os servidores docentes e técnico-administrativos pertencentes ao Quadro de Pessoal Ativo Permanente e os discentes regularmente matriculados em cursos técnicos integrados, técnicos de nível médio, de graduação e pós-graduação, presenciais ou a distância, do Campus São João del-Rei, na data da votação.  A apuração e divulgação do resultado final ocorreu no dia 30 de maio.

Sobre Alexina de Magalhães Pinto

Alexina de Magalhães Pinto foi uma mulher sanjoanense nascida em 1870 e que faleceu em 1921. Educadora, escritora e folclorista, seu nome já foi dado a uma rua da cidade.

Alexina trouxe da Europa e aplicou no Brasil novas técnicas de ensino da chamada Escola Ativa. Aboliu a velha cartilha de alfabetização do b-a-bá pelo método global de alfabetização. Trocou ainda os castigos físicos, como a palmatória, por exercícios intelectuais, em um tratamento mais humanizado e afetivo aos alunos.

Foi a primeira a utilizar o folclore para elaboração de materiais didáticos. Foi a primeira mulher estudiosa do folclore nacional. Recolheu, em várias partes do país, cantigas populares, provérbios, brincadeiras e outros elementos da tradição oral e os publicou em livros.

Suas Publicações:

• As Nossas Histórias (1907);
  • Os Nossos Brinquedos (1909);
  • Cantigas de Criança e do Povo e Danças Populares (1916) ;
  • Provérbios, Máximas e Observações Usuais (1917); textos de ficção e ensaios em jornais e revistas.

Suas obras foram publicadas, além do Brasil, em Portugal e na França; - Ela acreditava ser fundamental a criação de uma literatura nacional voltada para crianças e jovens, além da criação de bibliotecas voltadas a este público.

Para conferir o resultado final da eleição, clique aqui