Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 06 > Campus São João del-Rei realiza atividade com o EMI com foco na cultura indígena

Extensão

Segundo a organizadora, Professora Janaína Rufino, a proposta é valorizar a diversidade étnica, linguística e cultural dos povos indígenas.
CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI REALIZA ATIVIDADE COM O EMI COM FOCO NA CULTURA INDÍGENA

Todo bacuri que se preze prefere paçoca a abacaxi de sobremesa. Ainda mais se no lanche da escola tiver pipoca, senão fica jururu. Muitos não sabem, mas essas palavras tão comuns em nosso dia a dia são todas de origem indígena.

Em tempos de retomada da valorização e investimentos nos saberes, vivências e espaços indígenas com a criação do Ministério dos Povos Originários, que tem como ministra a primeira indígena em um cargo ministerial, Sônia Guajajaras, falar de cultura indígena é falar de sua influência marcante em nossos hábitos, sabores, arte e linguagem da população brasileira como um todo.

Segundo o site pensamentoverde.com.br, as influências indígenas na cultura brasileira estão enraizadas em todos os indivíduos e vão desde objetos e ações simples – como se deitar em redes e preparar pratos como tapioca e pirão de peixe – até usos medicinais com plantas nativas, crenças no folclore – saci pererê, curupira – e influências na língua portuguesa – o Tupi Guarani.

Pensando nisso, a Professora Janaína de Assis Rufino e aos alunos do Ensino Médio Integrado (Técnico em Edificações/Meio Ambiente) vão realizar no dia 30 de junho, próxima sexta-feira, a partir das 15h30 na Quadra Esportiva do Campus, o evento IF-Awê*: a arte indígena entre nós.

Vale lembrar que esta palavra “Awê”, tão presente em nosso cotidiano, também tem origem indígena e significa: rituais realizados pelo povo Pataxó que consistem numa reunião em torno de cantos e danças, na busca da união e de forças positivas para a aldeia.

Segundo a organizadora, Professora Janaína Rufino, a proposta é valorizar a diversidade étnica, linguística e cultural dos povos indígenas, reconhecendo ancestralmente a sua contribuição para a sociedade atual. “No evento serão apresentados trabalhos realizados em grupos pelos alunos nas disciplinas de Arte e Língua Portuguesa, além de apresentar também trabalhos desenvolvidos em projetos de ensino e extensão coordenados por professores de várias áreas de conhecimento”, explica.

O evento tem como público-alvo todos os alunos do EMI do Campus São João del-Rei, mas o evento será aberto a toda comunidade acadêmica.