Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 08 > Campus São João del-Rei realiza Oficina de Pipas neste sábado, 26

Campus São João del-Rei realiza Oficina de Pipas neste sábado, 26

Como parte das atividades do segundo semestre de 2023 o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei realiza no sábado, 26 de agosto, Oficina de Pipas “Vivências Arteiras".
CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI REALIZA OFICINA DE PIPAS NESTE SÁBADO, 26

Como parte das atividades do segundo semestre de 2023, o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei apresenta no sábado, 26 de agosto, às 09h, uma oficina com sabor e infância e boas memórias, coordenada pela Professora Janaína Rufino e as bolsistas do Projeto "Nós e Arte, Nós em Rede"

Será a Oficina de Pipas “Vivências Arteiras" . Segundo a proposta, resgatando lembranças da nossa infância coletiva, os extensionistas do projeto "Nós e Arte, Nós em Rede" promovem nesta atividade a confecção de diversos tipos de pipa: tradicional, papagaio, biruta e balangandã!

A oficina será presencial na sede do Campus São João del-Rei, no Refeitório do Prédio I, e os materiais e instruções serão disponibilizados no dia  à partir da 09h  como atividade letiva para os alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio (Edificações/Meio Ambiente).

A atividade é voltada para os estudantes do Campus São João del-Rei, para os quais haverá lista de presença . Mas, todos os servidores e  interessados da comunidade na Oficina de Pipas podem participar.

Sobre a oficina

A  Oficina de Pipas “Vivências Arteiras"  faz parte da temática Memória, Arte e Infância que está sendo discutida com os alunos do EMI na disciplina de Arte.

"Partimos da ideia de que a infância nos deixa marcas indeléveis a partir das quais cada um se torna quem é. Algumas delas caem em nosso esquecimento, outras continuam vívidas em nós.  Procuramos por meio da temática fazer juntamente com nossos alunos o exercício de recordar para que consigamos elaborar nossa experiência de subjetividade", explica a Professora Janaína Rufino, proponente da atividade.

Professora Janaína acredita que transmitir o vivido como uma experiência não idealizada à geração seguinte é decisivo para não condená-la a repetir.

Sobre o Projeto Nós e Arte

O Projeto Nós e Arte, Nós em Rede: Gestando um grupo artístico-cultural é financiado pelo IF Sudeste MG

Tem como objetivos gerais: proporcionar aos estudantes participantes o desenvolvimento de habilidades de uma organização e gestão coletiva de temática e ações artístico-culturais, onde os próprios envolvidos se tornam agentes e planejadores das práticas extensionistas.

Busca, em linhas gerais, o desenvolvimento de grupo artístico/cultural com a finalidade apoiar e incentivar a criação da coletividade artístico-cultural de nossos alunos do Ensino Médio Integrado buscando a criação de espaços de discussão e de possibilidade de organização e fomento de ações e atividades artístico-culturais.