Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 08 > Campus São João del-Rei realiza palestra sobre Empreendedorismo Feminino neste sábado, 05

Ensino

Como parte das atividades do segundo semestre de 2023 o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei apresenta no sábado, 05 de agosto, " Competências socioemocionais ao empreendedorismo feminino".
CAMPUS SÃO JOÃO DEL-REI REALIZA PALESTRA SOBRE EMPREENDEDORISMO FEMININO NESTE SÁBADO, 05

Como parte das atividades do segundo semestre de 2023, o IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei apresenta no sábado, 05 de agosto, às 14h, uma palestra a respeito do impacto do Empreendedorismo Feminino.

Será a palestra “Competências socioemocionais ao empreendedorismo feminino” com Elizete Cristina Ramos Barbosa,  profissional formada  em Administração de Empresas

A palestra acontecerá  será transmitida on-line às 14h como atividade letiva para os alunos dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação dos núcleos acadêmicos : Informática e Gestão (NIG) e Ambiente, Saúde e Segurança (NASS). O Núcleo Acadêmico de Educação (NE) terá outra programação.

O evento é voltado para os estudantes do Campus São João del-Rei, para os quais haverá lista de presença na descrição do evento. Mas, todos os servidores e  interessados da comunidade no tema podem participar. O evento será transmitido pelo Canal Oficial do IF Sudeste MG- Campus SJDR no YouTube.

O link da transmissão é: https://www.youtube.com/watch?v=Sl7Q7nXU_Tk

Sobre o tema da palestra

Segundo o site https://socialgoodbrasil.org.br/, o empreendedorismo feminino é toda iniciativa empreendedora realizada por mulheres. Seja uma produtora local, uma startup liderada por mulheres, ou um pequeno negócio.

Vale lembrar que uma das principais questões do mercado de trabalho é a falta de equidade de gênero. As mulheres ganham menos que os homens na mesma função. Sem falar em outras questões como filhos, por exemplo, que muitas vezes fazem a diferença para empresas entre escolher   entre uma profissional mãe ou outro.

No Brasil, são mais de 30 milhões de empreendedoras mulheres, em um universo de 52 milhões de empreendedores, segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM), principal pesquisa sobre empreendedorismo do mundo, feita em parceria com o Sebrae.

A busca por equidade de gênero e equiparação salarial faz parte de uma longa jornada na trajetória profissional de mulheres em todo o mundo. No Brasil as mulheres ocupam 37,4% dos cargos gerenciais e recebiam 77,7% do rendimento dos homens, segundo levantamento do IBGE.

Diante desse cenário, falar sobre empreendedorismo feminino é, antes de mais nada, uma questão de desenvolvimento econômico em um país imerso em incertezas políticas e sociais.

Sobre a palestrante:

Elizete Cristina Ramos Barbosa- Formada  em Administração de Empresas, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.
Atuou em cargos de liderança em diversos segmentos, o que lhe despertou a paixão pelo empreendedorismo,  desenvolvimento humano e liberdade emocional.