Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 08 > Campus SJDR prorroga prazo de Gincana das turmas para o IF Solidário

Campus SJDR prorroga prazo de Gincana das turmas para o IF Solidário

Agasalhos, calçados, roupas e alimentos não perecíveis podem ser doados. Confira como ajudar! E colabore para que uma das turmas sejam campeãs
CAMPUS SJDR PRORROGA PRAZO DE GINCANA DAS TURMAS PARA O IF SOLIDÁRIO

Para incrementar as doações e envolver de uma forma lúdica toda comunidade escolar, em São João del-Rei o IF Solidário ganhará o reforço de uma Gincana Solidária, que teve seu prazo prorrogado de 11 para 18 de agosto. Na unidade sanjoanense foi realizada a parceria com as entidades:  ONG Nova Geração Brasil, Albergue Santo Antônio e Hospital Nossa Senhora das Mercês.

Gincana entre turmas

A solidariedade também pode ser divertida. Para reforçar as doações dos itens de maior necessidade, a Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus São João del-Rei está organizando essa gincana de arrecadação entre as turmas do campus com agasalhos, roupas e alimentos não perecíveis.

Para participar as turmas poderão entregar suas doações entre os dias 03 de julho e 18 de agosto. As turmas do Ensino Médio Integrado, deverão fazer a entrega no Setor de Almoxarifado do Prédio 1 até às 16h. Já as turmas noturnas de cursos técnicos, graduação e pós-graduação poderão entregas os donativos até às 21h na sala da Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação no Prédio 02, sala 2245. Para fins de pontuação, a entrega deverá ser feita diretamente nestes locais.

A turma com mais pontos ganha, um passeio especial: Visita aos Museus do Circuito da Liberdade em Belo Horizonte.

Confira a tabela de pontuação:

- 5 kg de arroz- 25 pontos

- 5 kg de açúcar- 20 pontos

- 1 kg de feijão- 08 pontos

- 1 litro de leite caixinha- 06 pontos

- 1 kg de macarrão- 05 pontos

- Biscoito Maisena 200g- 3 pontos

- Agasalho/calçados- 10 pontos

Multa solidária

Outra iniciativa será a arrecadação por meio de doações de 01 litro de leite para converter as multas em atraso da entrega de livros na Biblioteca do IF Sudeste MG- Campus SJDR.

Segundo a orientação da bibliotecária, Thaís Helena Silva, atraso sempre é considerado quando o usuário não entrega o livro no prazo estipulado. O empréstimo domiciliar de livro tem um prazo de sete dias corridos, o usuário pode renovar os livros por um período igual até dez vezes consecutivas. Caso o usuário não devolva ou renove o livro dentro do prazo já é considerado atraso na devolução do material. Nesse caso, o sistema gera uma suspensão de empréstimos para o usuário de três dias úteis  para cada livro e cada dia de entrega  em atraso.

Para quitar esse atraso, poderão ser feitas as doações de caixas de leite, para substituir a suspensão do empréstimo.

Sobre o IF Solidário

O IF Solidário é um projeto idealizado para atender famílias em vulnerabilidade social das comunidades onde o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais atua. A iniciativa retorna neste ano em sua primeira campanha de inverno. Desta vez, para aquecer o coração de muitas pessoas em Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá, serão recebidas, nas unidades do Instituto Federal, doações de agasalhos, cobertores, roupas, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene pessoal (vale conferir na tabela os itens prioritários para cada unidade!).

Com a intermediação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e demais instituições parceiras, o IF Solidário já apoiou, no primeiro e segundo semestre de 2022, centenas de famílias que tiveram prejuízos materiais causados pelas fortes chuvas no Sudeste de Minas Gerais e durante o Natal. Todos os dez municípios com unidades da instituição foram atendidos. A arrecadação ocorrerá do dia 26 de junho a 01º de setembro. Confira as datas e os horários no site de cada campus.

Antes do IF Solidário, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais já havia participado de uma corrente de solidariedade no contexto da pandemia da Covid-19 por meio do projeto Educação e Cidadania, em 2020 e 2021.