Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 08 > IF Sudeste MG lança chamada para monitores voluntários para o VII ENNEABI

IF Sudeste MG lança chamada para monitores voluntários para o VII ENNEABI

Instituição sediará em setembro o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal e abre inscrições para para atuação no evento, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de setembro de 2023
IF SUDESTE MG LANÇA CHAMADA PARA MONITORES VOLUNTÁRIOS PARA O VII ENNEABI

Segundo o provérbio africano que diz que: “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”.  Pois, realizar um evento nacional como o VII ENNEABI e VII ERAS não é diferente. São necessárias muitas mãos e que a comunidade, nossa "aldeia" sanjoanense abrace o projeto para que todos se sintam em casa.

Pensando nisso a Comissão Organizadora do VII ENNEABI e VII ERAS divulga nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, a Chamada Pública  para seleção de monitores(as) voluntários(as) para atuação no evento, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de setembro de 2023. As inscrições são de 28 de agosto a 03 de setembro.

Sobre a Chamada de Voluntários

Os(As) candidatos(as) devem ser estudantes regularmente matriculados(as) em cursos presenciais do Campus São João del-Rei do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Para se inscrever a uma vaga, é necessário estar inscrito(a) no evento (em qualquer categoria, através do site link abaixo).

Os(As) estudantes devem ter disponibilidade para participar de reuniões com a equipe organizadora na semana que antecede o evento, conforme cronograma detalhado no item 4, além de atuar em um, dois ou três dias do evento.

Os(As) selecionados(as) que executarem devidamente suas atribuições receberão certificado de participação, com carga horária compatível com as atividades desempenhadas.

Todas as atividades realizadas pelos(as) monitores(as) serão supervisionadas pela Comissão Organizadora do evento.

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 28 de agosto de 2023 e 03 de setembro de 2023, através do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/J52CML36KrQbmnYM9.

Sobre o VII ENNEABI

Com o tema "A Rede Federal na Encruzilhada: entre resistências e reconstruções”, o IF Sudeste MG sediará no Campus São João del-Rei o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e VII ERAS (Encontro de Relações Raciais e Sociedade) que será realizado nos dia 14 a 16 de setembro de 2023. A programação já foi publicada.

A Comissão Organizadora tem como presidente a Pró-Reitora de Extensão, Professora Rosana Machado, primeira pró-reitora negra da instituição e é formada por mais de 40 servidores de institutos federais de diversas partes do país. A Mostra de Cinema conta com o apoio dos servidores do Instituto Federal de Brasília que estão organizando e fazendo a curadoria da I Mostra ENNEABI de Cinema.

A chamada tem como objetivo oportunizar a participação dos alunos do Campus São João del-Rei na realização  de um evento nacional, enriquecendo suas experiências e troca de saberes para além da sala de aula e a oportunidade de participar ativamente de uma rica programação sobre a temática das Relações Raciais.

Sobre o ENNEABI

O ENNEABI foi idealizado com o objetivo de criar um espaço coletivo e político de troca de experiências, debates, reflexões e formação capaz de agregar instituições e sujeitos de todo o Brasil que compõem a Rede de Educação Profissional e Tecnológica. Em uma busca constante e articulada para garantir a implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que tornaram obrigatórios o Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena, mas também elaborar reflexões sobre as leis Lei nº 12.711/2012 (cotas para ingresso de estudantes nas instituições federais de ensino) e a Lei 12.990/2014 (cotas para ingresso no serviço público federal).

Desde 2015, já foram realizados seis encontros: Belém-IFPA (2015), São Luís-IFMA (2016), Campos dos Goytacazes – IFRJ (2017), Salvador-IFBA (2018) e Alagoas-IFAL (2019), ocasião em que se deliberou para que o VI encontro ocorresse no IFSP (2020), e que, devido à pandemia, ocorreu de forma remota. O VII Encontro Nacional acontecerá no período de 14 a 16 de setembro de 2023, nas dependências do Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus São João del-Rei.

A proposta é que se possa discutir no VII ENNEABI o papel da Rede Federal nesse momento histórico que estamos vivenciando. Na sequência de um período de falta de investimentos em educação e políticas públicas pela igualdade racial, percebeu-se um aumento significativo no cotidiano escolar fenômenos excludentes, envolvendo a prática do racismo, da discriminação racial, de gênero, homofobia, bullying racista e desrespeito religioso, entre outras. Entende-se que tais práticas, ao longo do tempo, vêm prejudicando o acesso, permanência e sucesso escolar dos estudantes.

Para acessar a Chamada Pública, clique aqui

Para acessar o site do evento, clique aqui