Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 08 > Projeto de Extensão alia dança e saúde mental para servidores e alunos
conteúdo

Geral

Projeto de Extensão alia dança e saúde mental para servidores e alunos

Está aberta as inscrições para o PROJETO "SAÚDE MENTAL: A DANÇA COMO TERAPIA PARA A DEPRESSÃO" para servidores e alunos
Exibir carrossel de imagens PROJETO DE EXTENSÃO ALIA DANÇA E SAÚDE MENTAL PARA SERVIDORES E ALUNOS

PROJETO DE EXTENSÃO ALIA DANÇA E SAÚDE MENTAL PARA SERVIDORES E ALUNOS

Se quem canta seus males espanta, quem dança também. A Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei divulga que está aberta as inscrições para o PROJETO "SAÚDE MENTAL: A DANÇA COMO TERAPIA PARA A DEPRESSÃO" - EDITAL 03/2023 -PROJETOS EXTENSIONISTAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (PROEXCAS) voltado para os servidores, colaboradores e comunidade acadêmica do Campus. Os encontros começam no dia 10 de agosto. 

O Projeto "Saúde Mental: a dança como terapia para a depressão" visa atuar na saúde integral dos servidores do IF Sudeste MG, bem como outros interessados por meio da dança como terapia para os principais problemas de saúde mental como depressão, ansiedade, dentre outros. O projeto é coordenado pela Professora Alessandra Furtado. 

Segundo o texto de apresentação do projeto, a depressão, objeto principal desse trabalho, é uma doença crônica e recorrente, que provoca um estado de ânimo irritável, falta de motivação e diminuição do comportamento instrumental adaptativo. A dança está relacionada à atividade social, provocando sensações de bem estar, permitindo troca de experiências, incentivando o diálogo e melhorando, por consequência, a autoestima.

O objetivo geral desse trabalho é a aplicação de oficinas de dança para toda comunidade acadêmica e externa, de forma a evitar a depressão em pessoas com propensão à mesma. A ideia é fazer encontros quinzenais com oficinas de dança de forma a obter os seguintes resultados: redução/regulação dos sintomas depressivos; redução dos sintomas físicos; aumento do bem estar a longo prazo dos participantes.

Espera-se obter efeitos significativos e benéficos para as pessoas propensas à depressão a partir das oficinas de dança, além da preparação de nossos alunos para perceber e lidar com essa problemática.

O primeiro encontro será dia 10 de agosto e para participar, basta se inscrever pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScURHs7QHxVu6vyLFvyDNazJo-72iwW4KL1CZFXkVzfLGhNvw/viewform?pli=1

registrado em: