Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2023 > 10 > ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, MEDALHISTAS NA OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS (ONC) EM 2023

Ensino

Alunos do Ensino Médio Integrado (Edificações/Meio Ambiente) mais uma vez se destacaram na Olimpíada Nacional de Ciências de 2023. No total foram 05 medalhas.

Alunos do Ensino Médio Integrado (Edificações/Meio Ambiente) mais uma vez se destacaram na Olimpíada Nacional de Ciências de 2023. No total foram 05 medalhas, sendo 1 medalha de Ouro (Graziella Maria Lara Corradi), 2 Medalhas de Prata (João Pedro Santos Vecchetti e Gabriel Augusto Cantelmo do Nascimento) e 2 Medalhas de Menção Honrosa (Victória Vale Mandu e João Gabriel Soares Sousa).

A professora coordenadora, Alessandra Fernandes, enfatiza a importância da participação dos alunos no máximo de Olimpíadas do Conhecimento possíveis: “A participação nas Olimpíadas permite que os alunos melhorem seu desempenho na escola e desenvolvam o raciocínio lógico pois eles se focam mais nos estudos e nos treinamentos, além disso esse aluno se auto conhece, descobre as áreas que mais gosta e os possíveis caminhos de estudos para sua escolha futura profissional. Os medalhistas de ouro podem conseguir bolsas de pesquisa nas universidades, inclusive internacionais”.

Para a professora Fernanda, coordenadora adjunta, “A Olimpíada Nacional de Ciências, sem dúvida, proporciona uma grande experiência para o nosso alunado. Através das provas, os estudantes conseguem ter visão ampla das áreas de Biologia, Química e Física, desfrutando de uma oportunidade de conhecer diferentes assuntos e até mesmo novas paixões até então desconhecidas. Além do que, as competições, com premiações para as melhores colocações, estimulam a busca pelo conhecimento científico e o despertar pela Ciência”.

Todos os alunos que participaram da 1ª e 2ª Fase receberão certificados de participação (digital) e os alunos medalhistas receberão certificado (digital) e medalhas (físicas) que serão enviadas para o Campus São João del-Rei. Haverá também uma solenidade Nacional de Premiação para os Medalhistas de Ouro que obtiveram as melhores notas, podendo ser totalmente virtual ou presencial (ainda a ser definida).

Sobre a ONC

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.

Os principais objetivos da ONC são despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou setores produtivos; proporcionar desafios aos estudantes visando o aprimoramento de suas formações; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Conheça mais sobre a ONC no site: https://www.onciencias.org/

Texto: Alessandra Furtado

Edição: Juliana Rodrigues